Como montar uma Clínica Médica? Dicas, Planejamento e Custos

clinica-medica

Quando você começou a faculdade de medicina, provavelmente sonhava em começar uma clínica médica algum dia.

Agora você se formou e se estabeleceu trabalhando em um hospital ou outro estabelecimento médico. Esse sonho pode parecer que está se aproximando todos os dias.

Desta maneira, abrir uma clínica ou consultório particular pode ser um processo simples e gratificante.

Portanto, preparamos esse artigo com as principais etapas que você precisará executar e como nós do e-contador legal podemos te ajudar a abrir seu próprio consultório médico ou clínica particular.

Desenvolver um plano de negócios

Seu primeiro passo para abertura de uma clínica médica é desenvolver um plano de negócios. Este será o seu guia ao configurar a infraestrutura da sua clínica.

Desta forma, você deve incluir uma projeção de todas as suas despesas, juntamente com a perspectiva de receita ao longo dos primeiros dois anos.

Sua projeção de gastos devem considerar tudo, desde as pequenas despesas até o aluguel do imóvel.

Ou seja, o seu plano de negócios também deve definir seu mercado-alvo. Você precisará pensar sobre o tipo de clientela que planeja atrair.

Em seguida, defina sua estratégia de marketing. Como você pretende marcar sua clínica e que meios você utilizará para obter novos negócios?

Escolha um local para sua clínica médica

Há vários fatores que você precisa considerar ao escolher sua localização. Um dos mais importantes é o seu público-alvo. Sua clínica ou consultórios precisará de uma localização de fácil acesso.

Portanto, você também precisa considerar a estética do seu consultório. Proporcionar uma atmosfera convidativa é muito importante e aumentará a retenção de pacientes.

Equipamentos médicos, móveis de escritório e suprimentos

Obviamente, você precisará garantir que todas as ferramentas para a prestação de serviços estejam em vigor antes de abrir as portas do consultório.

Desta forma, parece básico (e é), mas este passo é absolutamente necessário.

Contratação de colaboradores

A contratação da melhor equipe de consultório médico é essencial para ter uma partida sólida e manter uma prática bem-sucedida.

Ou seja, cada posição no consultório médico deve ter uma descrição do trabalho antes da contratação, a fim de auxiliar no processo de contratação.

É muito importante que você escolha membros da equipe que entendam seus valores e estejam de acordo com o objetivo geral do seu consultório.

Além disso, grandes habilidades de comunicação e uma disposição agradável são muito importantes.

Marketing e publicidade da sua clínica médica

O marketing identifica os tipos de serviços que devem ser oferecidos com base nas demandas da comunidade, analisa o potencial de desempenho e desenvolve estratégias e objetivos necessários para manter uma vantagem competitiva.

É necessária uma presença on-line; considere investir em um site com design profissional.

Portanto, verifique se ele é compatível com dispositivos móveis para que as pessoas possam localizá-lo em smartphones e tablets.

Também pode-se iniciar uma campanha nas redes sociais e em sites que permitam a avaliação e consulta por profissional para pacientes em potencial na área. Isso os tornará conscientes de sua presença e os informará sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Você também deseja reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio e anunciar em qualquer diretório médico online da sua região.

Invista em Software de gerenciamento

A escolha do software de gerenciamento pode ser um fator diferencial para o sucesso a longo prazo. Agendamento, cobrança, fluxo financeiro (despesas e receitas), codificação, apenas para citar alguns, são componentes-chave de um sistema de gerenciamento de práticas que deve ajudar a orientar sua decisão.

Sendo assim, conte com o e-contador legal para tornar seu projeto realidade!

O processo de abertura e gestão de uma clínica médica pode parecer ser burocrático e complexo, entretanto, você pode contar com profissionais especializados no e-contador legal para acompanhar todo o passo a passo, tornando o processo simples.

Portanto, contar com uma contabilidade como parceira pode trazer grandes benefícios para o empreendimento. Uma contabilidade especializada pode ajudar com:

  • Elaboração do Livro Caixa;
  • Fluxo Financeiro;
  • Envio de obrigações acessórias junto aos órgãos;
  • Registros e licenças nos órgãos de classe;
  • Regularidade de acordo com a legislação;
  • Análise tributária;
  • Assessoria contábil.

Com a assessoria do profissional contábil certo, você poderá trabalhar sem se preocupar com as obrigações legais e contando com todo o auxílio necessário para o crescimento do seu projeto..

Gostou de nosso conteúdo? Conte para a gente aqui embaixo no campo de comentários e não deixe de compartilhar com os seus amigos!

Aproveite para ler mais artigos como este acesse nosso Blog! Curta as nossas redes sociais e confira todo o nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *