5 dicas para manter pequenas empresas organizadas

pequenas-empresas

Quais empreendedores não querem ver suas pequenas empresas crescerem de forma organizada?

 Se você, leitor, também busca ver seu negócio crescer em 2020 e começar o ano com o pé direito, este artigo é para você.

A seguir, você irá aprender cinco dicas para manter pequenas empresas organizadas. Acompanhe!

1- Gerencie seu espaço de escritório e de arquivo

O primeiro passo que o empreendedor realizará é gerenciar o espaço físico de seu escritório, assegurando a sua limpeza e segurança.

Desta forma, ele permite um melhor desempenho da sua equipe de colaboradores. 

Segundo o Bellevue Business Journal, dispor os móveis de uma sala em forma vertical auxilia no fluxo de trabalho, como também em sua eficiência. 

Desta maneira, é possível realocar as mesas de trabalho, armários com arquivos, quadros, etc. de maneira que a rotina possa se tornar mais produtiva. 

Além disso, pequenas empresas também podem considerar o armazenamento externo de documentos e demais recursos que não estão sendo utilizados pela empresa.

Assim, auxiliando o melhor aproveitamento de seu espaço, como também a segurança, ao saber que eles estarão armazenados de forma correta e protegidas.

2- Monitore o atendimento aos clientes 

Os clientes das pequenas empresas são a chave de ouro de seu sucesso. Por isso, mantê-los sempre satisfeitos com os seus serviços é essencial. 

Sendo assim, a fim de ter certeza de que os serviços prestados estão chegando até eles de forma eficiente, é possível adotar programas que permitem o gerenciamento de seus clientes de forma prática e ágil. 

Além disso, ao monitorar o atendimento de seus clientes, é possível identificar quais são os pontos fortes e fracos de seu atendimento.

Deste modo, torna-se possível fazer correções e melhorias no atendimento com seus clientes. 

Diante da preocupação e atenção com a qualidade do relacionamento com seus consumidores, cada vez mais os gestores de pequenas empresas vêm adotando sistemas que permitem a automatização de seus dados e informações de seus clientes. 

3- Escolha um modelo organizacional 

Os modelos organizacionais mais adotados pelas pequenas empresas são os projetistas e o funcional. 

Podemos entender como modelo funcional aquele que a empresa conta com a clássica divisão de seus setores como o financeiro, comercial, vendas, logística, etc. Geralmente, este modelo de pequenas empresas possuem a execução de suas atividades de modo repetitivo e especializados.

Já o modelo projetista faz referência as empresas que possuem o funcionamento de seus núcleos de forma interdependentes, como, por exemplo, os escritórios de contabilidade, advocacia, consultorias, etc.

Este modelo tende a lidar com demanda de serviços periódicos que não, necessariamente, precisarão de um plano de carreira. 

Portanto, é importante conhecer o modelo organizacional de sua empresa a fim de adaptá-la, bem como aproveitar os benefícios que cada modelo tem a oferecer. 

4- Tenha uma base de comunicação eficiente

Antigamente, as empresas contavam com uma base hierárquica de cargos, que distanciava o CEO, que significa o cargo de Diretor Executivo de uma empresa, e a sua linha de operação.

Entretanto, isso dificultava bastante a comunicação interna de uma empresa, mesmo ela sendo de pequeno porte. 

Deste modo, quanto maior era a cadeia de comunicação, como, por exemplo, gerentes, coordenadores, subordinados, assistentes, etc, mais difícil era de expor um problema ao presidente de uma empresa.

Desta forma, busque contar com uma comunicação mais horizontal, que contribua positivamente na comunicação interna para pequenas empresas.

Sendo assim, é preciso lembrar que todos os colaboradores, independentes de seu cargo, precisam se identificar com a cultura da empresa, bem como os seus valores.

5- Planeje a demanda de trabalho

Uma das principais vantagens de manter pequenas empresas organizadas é o seu alto nível de produtividade e, para isso, é preciso contar com o apoio de um planejamento de demanda que oriente o trabalho de cada setor.

Desta forma, a partir do momento que pequenas empresas realizam a previsão de suas demandas de vendas de forma correta, por exemplo, muito dificilmente ela perderá uma venda por falta de produto em estoque ou ficará com mercadoria sem giro.

Sendo assim, é preciso buscar um equilíbrio, por meio de uma boa estrutura organizacional, que possibilite a criação de processos objetivos, gerenciamento de indicadores de desempenho, controle de estoque e análise de dados.

Contudo, sabemos que o planejamento da demanda de trabalho pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores.

Assim, este é um ponto fundamental para o crescimento da empresa bem como sua saúde financeira.

Pequenas empresas organizadas contam com uma contabilidade!

Se você quer ver sua empresa crescer em 2020 de forma saudável e organizada, é preciso que você se organize e utilize cada uma das dicas abordadas anteriormente neste texto.

Você também pode contar com o apoio de um serviço especializado para manter todos os seus processos organizados.

Entre em contato conosco e conheça como os nossos serviços podem te ajudar. 

Gostou de nossas dicas? Compartilhe conosco quais os passos você pretende usar para ver sua empresa crescer este ano. 

Não esqueça de acessar nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *