Profissional Liberal: Entenda o que o significa e como se tornar um

profissional-liberal

É muito comum se deparar com diversas pessoas que, assim que se formaram na faculdade, sonham em se tornaram donas do próprio negócio. Desta maneira, se tornar um profissional liberal se apresenta como uma excelente alternativa.

A vida dos profissionais liberais, que muitas vezes são confundidos com autônomos, não é tão fácil quanto parece ser.

Portanto, antes de decidir em se tornar um profissional liberal, é importante entender quais são os benefícios que tal atuação proporciona.

Se você deseja entender mais sobre tal assunto, confira o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas!

Entendendo um profissional liberal

Se configura como um profissional liberal todo aquele que já se formou, seja através de curso técnico ou em nível universitário, e está apto para atuar na sua profissão.

Desta forma, todo profissional tem liberdade, de acordo com os princípios normativos que a sua profissão exige, para exercer seus conhecimentos na prática. Isto, independente da forma de vínculo empregatício que ele está sujeito.

O que isto significa? Que, uma vez se apresentando como profissional liberal, a pessoa não tem nenhum vínculo no qual ela precise estar subordinada à um patrão. Ele é o único responsável por sua produtividade e pelos resultados que irá entregar ao contratante.

Portanto, os profissionais liberais possuem tanto a escolha de abrir uma empresa quanto de atuar sem a necessidade de um vínculo empregatício.

Uma situação muito comum, como já apresentada no início, é confundir um profissional liberal com um autônomo. Sendo assim, é imprescindível entender quais as diferenças entre ambas as situações.

Profissional liberal x profissional autônomo

Diferenciar ambos os tipos de profissionais não é uma tarefa difícil de se fazer. Inclusive, é mais fácil do que você imagina,

A principal diferença neste caso diz respeito à formação profissional e qualificações nas duas situações.

Ou seja, enquanto um profissional liberal possui um diploma, seja técnico ou universitário, e qualificações para atuar em sua área de formação, o profissional autônomo, tendo ele uma qualificação profissional ou não, pode atuar de maneira livre em diferentes segmentos.

Viu como é uma situação fácil de se diferenciar? Contudo, ainda existem algumas informações importantes sobre os profissionais liberais que você precisa saber, confira!

Existe uma regulamentação para o profissional liberal?

Um profissional liberal pode atuar em diversas profissões no mercado. O que envolve, por exemplo, médicos, jornalistas, engenheiros, contadores, etc.

Portanto, deve-se entender que cada área de atuação possui suas especificidades e, por isso, cada profissional deve procurar entender quais são suas devidas obrigações.

Entendendo que ao trabalhar por conta própria, sendo para o governo, para empresas ou funcionando como uma empresa, todo profissional deve pagar seus tributos para atuar de maneira legal.

Ou seja, ele deve emitir Nota Fiscal comprovando os serviços prestados, além de precisar de fazer a declaração do Imposto de Renda.

E as vantagens de se trabalhar assim?

Você já deve ter percebido que profissionais liberais não são como os que possuem vínculo empregatício com uma empresa.

Desta maneira, entendendo que os profissionais podem exercer a sua formação em diferentes áreas de atuação, existem algumas vantagens relacionadas à suas áreas de atuação. Conheça cada uma delas a seguir:

1. Flexibilidade de horário

Uma das principais vantagens de um profissional liberal é trabalhar a hora que quiser. Ou seja, ele faz o próprio horário. Desde que cumpra todas as suas demandas, ele possui a flexibilidade de começar e terminar a sua jornada de trabalho.

Além disso, existe a possibilidade de atuar com mais de um cliente. De maneira simultânea, é possível captar diversos clientes e trabalhar com eles no horário que você quiser.

2. Trabalhar onde quiser

Além de ter a flexibilidade de horário, o profissional liberal também pode escolher o próprio lugar para trabalhar.

Desde que tenha uma excelente gestão de tempo, ele tem à disposição a opção tanto de atuar em um escritório, em casa ou até mesmo em ambiente coworking.

3. Liberdade para trabalhar

Todos os profissionais liberais estão livres de uma hierarquia. Portanto, eles não precisam se preocupar com a maneira a qual eles escolhem executar suas atividades e demandas.

Para a execução de todas as suas tarefas, eles podem utilizar todo o conhecimento adquirido com a liberdade de aplicá-los, da sua maneira, sem que alguém interfira no processo.

Viu como ser um profissional liberal, nos dias de hoje, pode ser uma alternativa bastante viável?

Portanto, para obter mais informações sobre como um profissional liberal pode se destacar no mercado ou para mais informações sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

Acesse nosso blog e aproveite para ler nossos conteúdos exclusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *