Trabalho remoto: ferramentas para colaborar à distância

trabalho-remoto-boas-praticas-para-gerir-seu-time-durante-o-periodo-de-isolamento

O trabalho remoto tem sido a melhor opção para que as empresas possam se manter ativas no mercado durante o período de isolamento social.

Atualmente, por causa da pandemia do COVID-19, diversos empresários liberaram os seus colaboradores para trabalhar em casa. A medida, além de preservar a saúde de todos, é fundamental para a empresa manter as suas atividades.

No entanto, mudar o modelo de trabalho de uma empresa do dia para noite não é uma tarefa simples.

Dessa maneira, é fundamental que elas busquem se adaptar de maneira rápida. Logo, se você tem encontrado obstáculos neste desafio, é importante saber que você não é o único.

Portanto, confira a seguir algumas dicas para que o trabalho remoto na sua empresa seja uma experiência positiva. Leia o nosso artigo!

Trabalho remoto é a melhor opção?

A rotina de todos os brasileiros mudou de repente. A crise do coronavírus trouxe consigo o isolamento social e, com isso, o trabalho remoto.

O home office, apesar de ser uma prática comum no Brasil, uma vez que bateu recorde em 2018, representando cerca de 3,8 milhões de pessoas na modalidade, pode não ser uma adaptação fácil para os colaboradores da sua empresa.

Desse modo, o trabalho remoto se apresenta sim como a principal alternativa para fugir da crise do coronavírus. Entretanto, é necessário que as empresas orientem os seus colaboradores para que todos continuem desempenhando as suas atividades de casa.

Sendo assim, existem algumas práticas que contribuem para que todos os profissionais se mantenham produtivos no trabalho remoto. Conheça algumas delas agora:

1- Estabeleça uma rotina de trabalho

Um dos fatores para manter seu time produtivo no trabalho remoto é a definição de uma rotina de trabalho.

Estamos falando em manter os mesmos horários praticados no ambiente empresarial. Ou seja, é fundamental que todos comecem a trabalhar em uma hora que já possuem costume, assim como fazer pausas e encerrar a jornada de trabalho também.

Dessa forma, é possível se assegurar que os colaboradores não sintam tanto a mudança para o ambiente domiciliar.

2- Prepare um ambiente de trabalho

Outro fator de extrema importância é escolher um ambiente adequado, dentro de casa, que sirva como estação de trabalho.

Sendo assim, deve-se reforçar que o ambiente deve ser tranquilo, longe de distrações como televisão e fluxo de pessoas, além de ter os equipamentos necessários.

Deve-se garantir que todos os profissionais tenham acesso à internet e um computador para o desempenho das suas atividades.

Algumas empresas, inclusive, no intuito de oferecer uma estação de trabalho que favoreça a produtividade e bem-estar dos colaboradores, estão disponibilizando os equipamentos necessários.

É fundamental ressaltar também que alguns hábitos como trabalhar de pijama, ou direto da cama ou de um sofá pode não ser uma prática tão adequada. Uma das recomendações é continuar acordando cedo e, caso for necessário, tomar um banho e até mesmo vestir o uniforme da empresa, mesmo no trabalho remoto.

3- Agende reuniões entre os colaboradores

A fim de manter todos os colaboradores devidamente informados e conectados, deve-se ter o hábito de agendar reuniões frequentes.

Desse modo, uma das recomendações é agendar uma reunião sempre que for começar o dia de trabalho e outra ao final.

Sendo assim, é possível repassar todas as tarefas do dia, acompanhar o seu desenvolvimento e assegurar que todas foram concluídas com êxito.

4- Tenha em mãos as ferramentas necessárias

No trabalho remoto, é de extrema importância utilizar os recursos disponíveis para otimizar o trabalho de toda a empresa.

As ferramentas tecnológicas permitem que os colaboradores possam manter um canal de comunicação entre todos, podendo assim tirar dúvidas e interagir entre si.

Dessa maneira, conheça as principais ferramentas para que acompanhar as atividades da sua empresa durante o trabalho remoto:

Mantendo a saúde mental durante o trabalho remoto

O período de incertezas durante o trabalho remoto pode acabar deixando muitas pessoas ansiosas e, com isso, fazer com que elas tenham dificuldades em se adaptar.

Dessa maneira, é fundamental que todo gestor busque auxiliar sua equipe, se mostrando sempre disponível e pronto para ajudar.

Ou seja, é possível utilizar as ferramentas de chat ou videoconferência para dar suporte, tanto técnico quanto psicológico, para todos os colaboradores.

No caso das reuniões online, é recomendado manter a câmera sempre aberta, uma vez que o contato visual pode gerar segurança e confiabilidade.

Portanto, é de extrema importância medir a temperatura dos colaboradores da sua empresa e os manter ativos durante o período de trabalho remoto.

O que achou do nosso artigo? Ele foi útil para a sua empresa? Para mais informações e dicas empresariais, acesse o nosso blog e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *