Certificação Digital e sua importância para Microempresa

certificacao-digital-e-sua-importancia

Você, empreendedor, sabe o que é o Certificado Digital e qual o seu papel dentro de uma microempresa? Estamos falando de um assunto de extrema importância para todo e qualquer empreendimento.

A revolução tecnológica permitiu uma série de mudanças no ambiente corporativo. Agora, acompanhar as inovações tecnológicas se apresenta como uma necessidade para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado.

Dessa forma, surge o certificado digital como uma possibilidade para que as empresas possam acompanhar e se beneficiar de tudo o que provém da tecnologia. O que acha de compreender melhor sobre este assunto e sua importância?

Portanto, preparamos este artigo para que você descubra qual o papel do certificado digital em uma microempresa. Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto. Vamos lá?

O que é o certificado digital?

Antes de entender qual a sua importância dentro de uma microempresa, é fundamental compreender do que se trata o certificado digital.

Como já adiantado, estamos falando de um método no qual as empresas podem utilizar para beneficiar das novidades no ramo da tecnologia.

Além disso, o certificado digital também permite uma maior segurança para as empresas em diferentes frentes. Tarefas como a realização de transações online podem ser otimizadas agora, facilitando assim o dia a dia de uma microempresa.

Desse modo, ele se apresenta como um arquivo eletrônico que permite a realização de algumas tarefas, como a assinatura de documentos emitidos de maneira online.

Sendo assim, toda microempresa que, no seu dia a dia, precisa emitir notas fiscais, se encontram obrigadas a ter à sua disposição o certificado digital. Afinal de contas, o seu uso é de extrema importância.

Ainda não conseguiu compreender o motivo pelo qual uma microempresa deve ter o certificado digital? Acompanhe a seguir e descubra como acontece essa relação!

Certificado digital para microempresas

Toda microempresa (ME) ou até mesmo as empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional devem usar o certificado digital. O seu uso, inclusive, é obrigatório para esses empreendimentos.

A certificação digital, em casos assim, será utilizada para garantir o cumprimento de algumas obrigações. A primeira delas é a entrega de Informações à Previdência Social (GFIP) como também a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), também temos as obrigações acessórias da Receita Federal como o envio das declarações anuais e o envio/registro do SPED ECD (livro diário digital).

Além disso, existem outras obrigações que são feitas pelo certificado digital. Exemplo disso são as declarações referentes ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Sendo assim, todas as entregas listadas acima acontecem de maneira eficaz e segura, inibindo a empresa de riscos.

Confira agora a importância de se utilizar o certificado digital nas microempresas. Acompanhe com atenção e tire as suas próprias conclusões sobre cada um dos benefícios que serão citados neste artigo.

Qual a importância do certificado digital?

Como você já pode perceber, o uso do certificado digital pretende facilitar o dia a dia de uma empresa. Ainda existem outros benefícios relacionados ao seu uso que devem, necessariamente, ser de conhecimento de todo empreendedor.

Desse modo, confira a seguir quais as principais vantagens do uso da certificação digital em uma microempresa. Acompanhe!

Mais segurança

Todo processo feito de maneira online permite uma maior segurança do que aqueles feitos de forma manual. Com isso, um dos maiores benefícios do uso do certificado digital nas microempresas é a segurança que ele oferece.

Sendo assim, a partir da assinatura digital de um documento, a microempresa se encontra amparada pela lei. O que inibe as chances dele ser alterado ou até mesmo fraudado.

Isso acontece porque o documento, uma vez assinado de maneira digital, fica bloqueado de sofrer qualquer edição.

Por fim, a troca de dados no ambiente digital é criptografada, dificultando assim o acesso de terceiros aos documentos.

Praticidade

Toda empresa procura realizar os seus processos de uma maneira prática e mais cômoda, não é mesmo? Com isso, a certificação digital permite que o empreendedor acesse e envie a sua documentação por meio de um computador.

Dessa maneira, ele não precisa enfrentar filas ou até mesmo burocracias para realizar tais tarefas. Agora, os seus processos são feitos de uma maneira cada vez mais prática.

Além disso, também é possível, por meio do certificado digital, ter acesso a alguns serviços exclusivos pela Receita Federal, como segunda via de declarações, atendimentos online, dentre outros serviços. O que se apresenta como outra das várias vantagens do seu uso em uma microempresa.

Custos reduzidos

Qual empresa não deseja reduzir os seus custos? Além dos benefícios citados acima, o certificado digital não demanda um alto investimento por parte dos empreendedores.

Outra das suas vantagens é que ele permite que os processos físicos possam ser migrados para o ambiente digital. O que resulta em uma diminuição de custos e processos mais rápidos, deixando de lado necessidades como o uso de papel.

Além disso, outros possíveis custos como armazenamento e deslocamento de documentos podem ser evitados. Fato que representa uma excelente vantagem para uma microempresa.

Conseguiu perceber a importância do uso do certificado digital para uma microempresa? Para mais dicas e informações como as que você acabou de ler, acesse o nosso blog e curta as nossas redes sociais!

Leia também o nosso artigo sobre Empreender em momento de crise: conheça 9 negócios promissores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *