Assessoria Jurídica na análise de contratos de serviços

assessoria jurídica-econtadorlegal

Você sabe qual a importância da elaboração de contratos na prestação de serviços? Mais do que isso, compreender como uma assessoria jurídica atua em processos assim é de extrema importância tanto para contratante como também para contratado.

Leia também o nosso artigo sobre o assunto Profisional Liberal: entenda o que significa e como se tornar um.

Um dos problemas encontrados por prestadores de serviços é quando o cliente contratante acaba não honrando com os seus pagamentos. Por incrível que pareça, estamos falando de um contexto bastante comum no segmento de serviços.

Desse modo, uma das maneiras de garantir que ambas as partes cumpram com as suas responsabilidades, é fundamental elaborar um contrato de serviços. Fato que torna essencial o apoio de uma assessoria jurídica?

O que você acha de entender melhor sobre este assunto e como a assessoria jurídica pode atuar na análise de contratos de serviços? Continue acompanhando o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é uma assessoria jurídica?

Quando uma empresa contrata uma assessoria jurídica para a análise dos seus contratos de serviços, ela estará contando com um advogado especializado no assunto. Diante disso a prestação de serviços seja honrada por ambas as partes envolvidas.

No entanto, é bastante comum que você esteja se perguntando os motivos pelos quais a assessoria jurídica é importante. Afinal de contas, por que se faz necessário a realização de uma análise de contratos de serviços?

Acontece que é mais do que comum encontrar empresas elaborando contratos a partir de modelos antigos e desatualizados ou com erros. Com isso, vários problemas podem acabar acontecendo no acordo entre as partes de um contrato.

Ou seja, fatores como prazo, multas, desistências e valores são fundamentais em todo contrato. E quando qualquer um deles não fica claro para ambos os envolvidos, abre-se a porta para algumas adversidades, podendo a relação acabar na justiça.

Desse modo, é de extrema importância compreender quais são as vantagens de uma assessoria jurídica em prol de uma empresa. Leia a seguir como você pode se beneficiar do auxílio de profissionais especializados.

Leia também o nosso artigo sobre a Reestruturação financeira: como replanejar as finanças em situações adversas.

Quais as vantagens da assessoria jurídica?

Como esperado, a atuação de uma assessoria jurídica na análise de contratos de serviços traz diversas vantagens. Fato que tem a tornado cada vez mais importante no segmento de prestação de serviços.

Desse modo, para que você compreenda melhor como é a sua atuação em favor de uma empresa, veja a seguir quais são os seus principais benefícios. Acompanhe conosco!

Elaboração do contrato

A primeira vantagem de uma assessoria jurídica diz respeito à elaboração de um contrato de serviços. Afinal de contas, a maneira com a qual ele é escrito pode abrir brechas para interpretações erradas.

Sendo assim, é de extrema importância que contrato de serviços contenha informações claras sobre todas as questões discutidas. É indispensável que ambas as partes envolvidas tenham clareza acerca de todos os pontos apresentados.

Ou seja, um contrato ruim e com erros ortográficos pode ser a porta de entrada para uma grande quantidade de problemas. Uma simples interpretação de texto errada pode acabar resultando em problemas jurídicos.

Revisão no aspecto jurídico

O profissional responsável pela assessoria jurídica também vai se certificar de fazer a revisão jurídica de um contrato de serviços. Estamos falando de uma análise técnica de todas as informações contidas no documento.

Acontece que um contrato de serviços pode apresentar tanto inconsistências como também brechas legais que podem, em alguma ocasião, ser usadas contra uma empresa. Conheça a seguir algumas questões que devem ser avaliadas:

  • Informações e dados desatualizados;
  • Cláusulas que se apresentem abusivas;
  • Referências ou até mesmo números incorretos;
  • Erros de digitação;
  • Existência de lacunas nos dados;
  • Informações que se apresentem como contraditórias.

Ou seja, todas as situações acima podem se tornar um grande problema para uma empresa. O que torna essencial o papel de um advogado especializado em assessoria jurídica.

Conflitos judiciais

Um contrato de serviços feito da maneira incorreta pode fazer com que ambas as partes envolvidas venham a se desentender. Fato que, em alguns casos, acabam em conflitos judiciais. E precisamos concordar que todo este desgaste poderia ser evitado com uma assessoria jurídica, correto?

Dessa forma, o profissional especializado na análise de contratos de serviços pode evitar que as partes envolvidas acabam se desentendendo. E, se mesmo assim, a discussão acabar na justiça, um contrato com informações claras poderá ser uma garantia jurídica.

Portanto, conseguiu perceber como a assessoria jurídica é um serviço de extrema importância na prestação de serviços? No caso de dúvidas, compartilhe conosco no campo de comentários!

Além disso, lembre-se sempre de contar com o apoio de um serviço especializado!

Continue acompanhando todo o nosso conteúdo acessando o nosso blog e curtindo as nossas redes sociais, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *