Diferenças entre contabilidade tradicional e digital

contabilidade-tradicional-e-digital

A transformação digital trouxe consigo inúmeras mudanças para a sociedade e mercado de trabalho, o que inclui o contábil. Fato que traz muitas dúvidas a respeito das diferenças entre contabilidade tradicional e digital.

Estamos falando de uma modalidade de serviços de contabilidade que tem se destacado entre as empresas brasileiras.

Deste modo, a contabilidade digital teve o seu surgimento baseado em dois fatores. O primeiro é a demanda de empresas que precisam de um acompanhamento mais próximo na estratégia de negócio e da necessidade de implementar soluções tecnológicas.

Afinal de contas, diante de um mercado cada vez mais competitivo, os escritórios contábeis buscam por maneiras de se destacar. Sendo que uma delas se apresenta como a automatização dos serviços.

Sendo assim, é imprescindível compreender do que se trata a contabilidade digital e tudo que ela traz de novo para o dia a dia das empresas.

Acompanhe o nosso artigo e descubra as principais diferenças entre a contabilidade tradicional e digital. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto.

Leia também sobre o assunto: Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento.

O que é a contabilidade digital?

Antes de compreendermos melhor quais são as diferenças entre a contabilidade tradicional e digital, é fundamental entender do que se trata o segundo modelo.

Como o próprio nome indica, a contabilidade digital tem como intuito utilizar a tecnologia da informação nos serviços contábeis. O que significa uma automatização das atividades desempenhadas por um contador.

Deste modo, é colocada em prática por meio da utilização e integração de sistemas. Estamos falando de softwares que permitem uma maior agilidade em processos como escrituração e demonstração.

Sendo assim, os contadores encontram mais tempo para desempenhar outras atividades de um escritório de contabilidade. O foco se encontra em investir no sucesso do cliente e na entrega de resultados satisfatórios.

Contudo, como fica a contabilidade tradicional com a chegada do modelo digital? Continue acompanhando e descubra!

Leia também o nosso artigo sobre o: e-Social 2020: Confira as principais mudanças no cronograma por causa da pandemia.

Como fica a contabilidade tradicional?

Atualmente, a contabilidade tradicional se caracteriza por disponibilizar informações referentes aos agentes externos de uma empresa. Estamos falando não somente do governo, como também de bancos e demais interessados.

Deste modo, na maioria das vezes, não existe uma integração de sistema entre escritório de contabilidade e os departamentos de uma empresa.

Ou seja, no modelo tradicional, a emissão e envio de documentos físicos são mais do que necessários para a assertividade da relação.

Portanto, estamos falando de uma rotina mais burocrática, na qual os contadores gastam uma quantidade maior de tempo nas atividades contábeis.

Aproveite para acompanhar também o artigo sobre a: Prevenção de passivos trabalhistas e tributários.

Quais as diferenças entre a contabilidade tradicional e digital?

Como é de se imaginar, existem diversas diferenças entre a contabilidade tradicional e digital. Fato que faz com que seja fundamental conhecer todas elas.

O foco se encontra na possibilidade de fazer uma avaliação acerca de qual dos dois modelos é mais benéfico para a sua empresa. Confira algumas delas:

  • Prazos;
  • Atendimento ao cliente;
  • Serviços.

Deste modo, acompanhe a seguir como cada um dos itens citados acima se apresentam como as principais diferenças entre a contabilidade tradicional e digital. Vamos lá?

Leia também o nosso artigo sobre a:Estruturação de Negócio: Saiba como escolher o tipo de empresa que vai abrir.

1. Prazos

Quando falamos em contabilidade tradicional, as atividades ganham um aspecto mais manual do que automatizado. O que abre a possibilidade de erros e uma menor produtividade, que pode aumentar o prazo de entrega.

No entanto, na contabilidade digital, a história é diferente, uma vez que estamos falando em uma maior automatização.

Deste modo, os contadores utilizam softwares de gestão que otimizam o desempenho das atividades. O resultado é uma entrega mais estratégica, não correndo o risco de atrasos.

Acompanhe também o nosso artigo sobre: Qual o papel da contabilidade em empresas em recuperação judicial ou falências.

2. Atendimento ao cliente

Uma das diferenças entre a contabilidade tradicional e digital é o atendimento ao cliente. Isso porque, quando falamos no primeiro modelo, o contato com o cliente é cercado de problemas.

Afinal de contas, com uma menor produtividade, os contadores encontram menos tempo para lidar com os seus clientes.

No entanto, na contabilidade digital, é possível encontrar mais tempo livre para investir no relacionamento com o cliente. O que contribui para que alguns problemas internos de uma empresa sejam resolvidos com uma maior assertividade.

Além disso, confira também o nosso artigo sobre a: Prestação de serviços: como empreender nesse segmento.

3. Serviços

O último item da nossa lista de diferenças entre a contabilidade tradicional e digital diz respeito aos serviços contábeis.

Isso porque, na contabilidade tradicional, o contador tem como papel informar os seus clientes acerca de saldos e assuntos fiscais.

Contudo, estamos falando de uma responsabilidade maior na contabilidade digital. Afinal, os contadores contribuem com estratégias e decisões para uma empresa.

Portanto,  você acabou de compreender o nosso artigo diferenciando a contabilidade tradicional e digital. O que achou do nosso conteúdo?

Quer saber como a Contabilidade Digital pode ajudar o seu negócio? Fale com um de nossos especialistas.

Para outros conteúdos como este, curta as nossas redes sociais e acesse o nosso blog para acompanhar. Nos vemos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *