Médicos – porque constituir um CNPJ para recebimentos

constituir-um-cnpj-medicos

Você sabia que um médico é considerado um profissional liberal? Isso significa que, ao finalizar o seu curso de Medicina e obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), ele pode optar por constituir um CNPJ ou atuar em outros modelos.

Ou seja, um médico pode prestar os seus serviços de diferentes maneiras. Confira a seguir quais são as principais:

  • PJ (Pessoa Jurídica);
  • Funcionário CLT;
  • Prestador de serviços autônomo.

A escolha do melhor modelo de atuação para um médico deve ser tomada com bastante atenção. Isso porque, cada uma delas traz consigo uma série de especificidades e vantagens para o profissional da saúde.

Deste modo, que tal compreender melhor quais são as vantagens por trás da opção em constituir um CNPJ? Acompanhe o nosso artigo até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas referentes ao assunto!

Confira também o artigo: Organize-se para o Imposto de Renda Pessoa Física 2021 – Entenda o passo a passo.

Vale a pena constituir um CNPJ para médicos?

A pergunta acima faz parte da vida de boa parte dos médicos que decidem atuar no mercado. Afinal, como já foi possível compreender, os profissionais da saúde encontram diferentes modelos de atuação disponíveis.

Deste modo, ao constituir um CNPJ, o médico encontra uma maior autonomia sobre como ele fará a sua prestação de serviços. Com isso, além de encontrar mais liberdade para atuar, o médico pode acabar obtendo uma maior remuneração.

Além disso, tal escolha traz consigo algumas especificidades de suma importância na gestão de um negócio. Estamos falando da carga tributária que incide sobre as suas operações e o envio de obrigações ao Governo.

Sendo assim, que tal compreender melhor o que a decisão de constituir um CNPJ traz de responsabilidade para um médico? Acompanhe a seguir!

O que acontece depois de constituir um CNPJ?

A constituição de um CNPJ para médicos significa que o recolhimento de impostos deverá ser feito pelo próprio médico. Isso, considerando que a empresa aberta foi enquadrada no regime tributário Simples Nacional.

Este enquadramento tributário é o mais comum entre os profissionais liberais. Com isso, confira a seguir quais são os impostos recolhidos pelos médicos:

  • DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Ao constituir um CNPJ, é fundamental que o médico tenha o suporte de uma contabilidade especializada. Isso porque, estamos falando de profissionais com vasta experiência no desempenho das atividades contábeis.

Deste modo, é possível ter como resultado uma maior economia e segurança, evitando dores de cabeça que poderiam ser evitadas.

Uma outra vantagem colhida pelos médicos, por meio de um CNPJ, é uma maior facilidade para obter empréstimos com condições melhores. Ou seja, ele não precisa se preocupar mais com a incidência de juros abusivos.

Acompanhe também o nosso artigo sobre: e-CPF: Saiba o que é e a validade jurídica do documento digital.

Como constituir um CNPJ?

No momento de constituir um CNPJ, boa parte dos médicos podem acabar se deparando com algumas dúvidas. Isso porque, são várias as particularidades que devem ser levadas em consideração pelos profissionais.

Desta forma, o recomendado é contar com o suporte de uma contabilidade, que poderá guias as melhores decisões. Inclusive, acompanhe a seguir quais são as principais burocracias envolvidas na abertura de um CNPJ:

  • Porte da Empresa;
  • Regime Tributário;
  • Natureza Jurídica.

Todas as escolhas acima determinam como será feita a gestão de um negócio constituído por um ou mais médicos. Por isso, não deixe de ter à sua disposição o auxílio de profissionais especializados no assunto!

Conte com o suporte do E-contador Legal!

Você, médico, pode contar com o E-contador Legal. Somos uma Contabilidade Digital focada na prestação de assessoria por meio de uma equipe especializada na realização de serviços contábeis de qualidade.

Deste modo, acompanhe a seguir quais são os nossos serviços:

  • Contabilidade Digital;
  • Abertura de empresas;
  • Suporte especializado;
  • Gestão de impostos;
  • Controle e recebimento de convênios e cooperativas.

Portanto, saiba que você pode contar conosco no momento de constituir um CNPJ e fazer a gestão do seu negócio! Aproveite para entrar em contato com o nosso time de especialistas e descobrir como nós podemos te ajudar!

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos. Leia: Negócios em alta para 2021: ideia para empreender no “novo normal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *