Profissional liberal: como lidar com a contabilidade de um jeito fácil?

profissional-liberal-como-lidar-com-a-contabilidade

Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum encontrar um profissional liberal atuando no mercado de trabalho. Isso porque, essa opção acaba trazendo consigo algumas vantagens para os profissionais.

No entanto, muitos profissionais liberais acabam encontrando dificuldades no momento de crescer no mercado.

Uma das principais alternativas encontradas é a formalização de um profissional liberal como Pessoa Jurídica (PJ), mudança que é acompanhada da abertura de um CNPJ. Você sabe lidar com todas as burocracias por trás deste processo?

A fim de compreender melhor como um profissional liberal pode atuar no mercado como PJ, é de fundamental importância que ele tenha o auxílio de uma contabilidade Afinal, estamos falando de um serviço especializado no assunto.

Portanto, que tal descobrir como facilitar a relação entre uma contabilidade e um profissional liberal? Continue a sua leitura até o final e encontre respostas para todas as suas dúvidas sobre este assunto!

Aproveite para acompanhar o nosso artigo sobre o assunto: Gestão de Custos: 5 Dicas para reduzir os gastos.

O que é um profissional liberal?

Um profissional liberal é aquele que possui formação técnica, seja ela por curso técnico ou graduação, em um determinado ramo.

Desse modo, para atuar no seu segmento, é necessário o registro em um conselho de classe, podendo assim desempenhar as suas atividades de forma legal. Nesse momento, o profissional ainda pode optar por como vai se formalizar.

Ou seja, a atuação de um profissional liberal se apresenta tanto como pessoa física, com vínculo trabalhista com uma empresa ou de forma autônoma, assim como também como pessoa jurídica, por meio de um CNPJ.

É bastante comum encontrar pessoas confundindo um profissional liberal com um profissional autônomo. No entanto, estamos falando de dois modelos de atuação com características que os diferenciam.

Afinal de contas, o profissional autônomo não precisa de uma formação técnica para desempenhar as suas atividades.

Quem pode se formalizar como um profissional liberal?

É possível que você conheça uma série de profissionais liberais, sem ao menos saber que eles atuam desta forma.

Isso porque, são diversas as profissões que podem ser desempenhadas por um profissional liberal. A seguir, confira conosco alguns dos principais exemplos:

  • Médicos;
  • Advogados;
  • Jornalistas;
  • Dentistas;
  • Arquitetos;
  • Engenheiros;
  • Entre outros.

Deste modo, após decidir qual será a sua área de atuação, o profissional liberal se depara com um dos principais questionamentos da sua categoria: se vale ou não a pena se formalizar como uma Pessoa Jurídica.

Continue acompanhando o nosso artigo para compreender tudo sobre a abertura de um CNPJ para profissionais liberais. Vamos lá?

Leia também sobre o assunto: Receita muda o carnê-leão, que agora deverá ser preenchido pela internet.

Vale a pena se consolidar como Pessoa Jurídica?

Um profissional liberal encontra diante de si a oportunidade de atuar tanto como pessoa física, como também como pessoa jurídica. Na segunda opção, inclusive, ele terá que ter um CNPJ para atuar de forma legal.

O que, inclusive, não é uma má ideia, visto que uma pessoa jurídica traz consigo algumas vantagens para o profissional, como:

  • Uma maior economia tributária;
  • Facilidade de conseguir crédito bancário;
  • Ter uma maior credibilidade no mercado;
  • Maior leque de oportunidades de trabalho.

Contudo, para que o profissional liberal aproveite de todos os benefícios citados acima, é fundamental que ele tenha o suporte de uma contabilidade. Afinal de contas, com a abertura de um CNPJ, surgem também novas obrigações.

Portanto, acompanhe a seguir como os profissionais liberais podem se relacionar com os serviços de uma contabilidade.

Como um profissional liberal pode lidar com a contabilidade?

A contabilidade vai desempenhar um papel fundamental no dia a dia de um profissional liberal. Isso porque, estamos falando de um serviço especializado na abertura de um CNPJ e na entrega de obrigações.

E, quando um profissional liberal escolhe atuar como pessoa física, ele encontra diante de si uma série de responsabilidades. Logo, confira a seguir como um contador poderá ajudar:

  • Recolhimento de tributos;
  • Enquadramento tributário;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Etc.

Sendo assim, no momento de contar com o suporte de uma contabilidade, é possível ter à disposição os serviços do E-contador Legal. Somos uma contabilidade digital focada na prestação de serviços contábeis.

O nosso foco é prestar serviços com qualidade e eficácia, sempre prezando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos. Portanto, entre em contato conosco e descubra como os nossos serviços podem te ajudar!

Você gostou do nosso conteúdo? Saiba que é possível continuar acompanhando! Basta somente seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog! Leia também: Dicas de ouro para preparar o seu Imposto de Renda 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *