Médicos podem abrir uma empresa em endereço residencial?

abrir-empresa-endereço-residencial

Quando um médico acaba de se formar e decide começar um negócio próprio, é comum que ele se depare com uma série de dúvidas. Sendo que uma das principais é se ele pode abrir uma empresa em endereço residencial.

Afinal de contas, são várias as especificidades por trás do empreendedorismo para os profissionais da saúde.

Os médicos são considerados, no mercado de trabalho, profissionais liberais. Logo, após finalizar o curso de Medicina e obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), eles podem escolher como atuar no mercado.

Hoje, um médico encontra diversas oportunidades ao prestar serviços, indo de encontro com a CLT e até podendo abrir a própria empresa. Dessa forma, se tornando assim uma Pessoa Jurídica e obtendo também o seu CNPJ.

Sendo assim, que tal compreender se um médico pode abrir uma empresa em endereço residencial? Continue a sua leitura e aproveite para descobrir todas as especificidades por trás da prestação de serviços médicos.

Aproveite para aprender também sobre o seguinte assunto: 5 dicas de planejamento financeiro para médicos.

Como um médico pode abrir uma empresa?

Como profissional liberal, um médico pode optar por abrir uma empresa para prestar os seus serviços no mercado.

Desta forma, são várias as especificidades por trás da abertura de um CNPJ para médicos. Com isso, a primeira recomendação é que os profissionais que atuam na área da saúde tenham o suporte de uma contabilidade.

Afinal de contas, estamos falando de um serviço especializado na abertura de empresas, garantindo assim que todo o processo aconteça de forma segura, seguindo sempre os melhores caminhos para um médico.

Ao se tornar um Pessoa Jurídica e, assim, ter um CNPJ, um médico se depara com uma série de questionamentos. O que inclui, principalmente, se ele pode ou não abrir uma empresa em endereço residencial.

Sendo assim, confira a seguir quais as respostas para as principais dúvidas compartilhadas por médicos que desejam empreender.

Qual tipo de empresa um médico pode abrir?

Um dos principais questionamentos referentes à abertura de empresas para médicos diz respeito ao modelo de empresa a ser escolhido.

Neste momento, é necessário que o profissional contábil instrua um médico a ser assertivo em cada uma das burocracias que serão encontradas. A seguir, compreenda melhor qual é o melhor modelo de empresa para um médico:

Natureza Jurídica

A natureza jurídica de uma empresa diz respeito à como será feita a sua gestão. Isso porque, ao decidir empreender, um médico pode escolher abrir uma empresa sozinho ou com a companhia de um ou mais sócios.

Deste modo, ao abrir uma empresa, confira a seguir algumas das possibilidades encontradas pelos médicos:

Além disso, acompanhe também o artigo referente ao assunto: Gestão de custos: 5 dicas para reduzir custos.

Porte da empresa

O porte representa o tamanho de uma empresa. Essa é uma escolha determinada pelo limite de faturamento da empresa.

  • Microempresa (ME): Limite de faturamento anual de R$ 480 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Limite de faturamento de R$ 4,8 milhões por ano;
  • Empresa de Médio Porte: Não possui um limite de faturamento anual.

Regime tributário

O enquadramento tributário é uma escolha que determina como será feito o recolhimento de impostos de uma empresa. Desta forma, é de fundamental importância que os médicos sejam assertivos no momento de escolha.

Caso contrário, após abrir uma empresa e enquadrá-la no regime tributário errado, pagará mais impostos do que deveria pagar.

Acompanhe a seguir quais são as principais opções de regimes tributários para as empresas brasileiras:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Além disso, confira também o nosso artigo sobre: e-CPF: Saiba o que é e a validade jurídica do documento digital.

Mas afinal, médicos podem abrir uma empresa em endereço residencial?

Ao voltar para o questionamento inicial, se um médico pode abrir uma empresa em endereço residencial, é necessário levar em consideração, principalmente, qual será o modelo de atuação de um profissional da saúde.

Deste modo, se um médico for especializado em realizar atendimento somente para empresas ou atendimento domiciliar, ele pode abrir a sua empresa em um endereço residencial. Logo, deve-se informar este endereço no processo de abertura.

Agora, se a sua especialidade for atender clientes, o médico terá que optar por um endereço que atenda todas as obrigações exigidas por lei. Neste momento, contar com o apoio de um serviço especializado se apresenta como fundamental.

Você possui mais alguma dúvida sobre como abrir uma empresa para médicos? Nós, do E-contador Legal, somos uma contabilidade digital especializada em clínicas e consultórios médicos e podemos te ajudar!

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços atuam em prol do seu negócio!

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos! Confira o artigo sobre: Saiba como calcular a margem de lucro de um produto e da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *