Restituição do IR 2021: Tudo que você precisa saber

restituição-do-ir

Com um sistema tributário complexo e com mudanças que ocorrem a cada ano, é de se esperar que muitos fiquem confusos quanto ao funcionamento da restituição do Imposto de Renda. 

No mês de junho a Receita liberou o segundo lote da restituição do IR 2021 o que fez com que as pessoas ficassem com dúvidas a respeito de ter ou não direito ao benefício da antecipação do crédito.

Nem todos os contribuintes têm direito à restituição, por isso, é preciso se manter atento. 

Neste sentido,  para saber ao certo qual é a sua situação, além de contar com um suporte de um profissional especializado em tributação é preciso também ler o  nosso artigo até o final. 

Leia o conteúdo a seguir e veja tudo que você precisa saber sobre a restituição do IR 2021

Leia também: Como Fazer a Declaração Anual MEI 2021: Passo a Passo

O que é a restituição do IR? 

Se no momento da declaração do imposto de renda ficar comprovado que foram cobrados impostos além do necessário, esses valores podem ser devolvidos ao contribuinte. Ou seja, a restituição do IR 2021 se trata da devolução de valores pagos a mais ao fazer a sua declaração. 

Quem tem direito a restituição de IR?

Após o envio da declaração do IRPF 2021, é comum que muitos contribuintes voltem sua atenção aos lotes de restituição. 

Na esperança de receberem parte dos valores pagos em impostos. Contudo, cada situação deve ser analisada separadamente, pois a restituição do IR 2021 depende de uma série de fatores como modelo de tributação e gastos dedutíveis declarados. 

Após a análise dos rendimentos dos gastos e do imposto retido na fonte, a Receita Federal verificará se haverá ou não restituição a pagar ao contribuinte.

O que são gastos dedutíveis? 

Os gastos dedutíveis, são os gastos que reduzem a base do cálculo do imposto. De maneira resumida, são as despesas que diminuem o valor sobre o qual a alíquota do IR é aplicada. 

Confira nosso exemplo a seguir: 

Uma pessoa com renda mensal de 12 mil reais deve pagar ao Imposto de Renda aproximadamente 27,5%. Porém se ela tiver alguns gastos dedutíveis, sua renda pode ser considerada menor do que isso, reduzindo o valor da alíquota. 

Em resumo, esses gastos reduzem a carga tributária paga pelo contribuinte. Confira a seguir alguns gastos considerados dedutíveis: 

  • Despesas médicas;
  • Despesas com educação;
  • Pensão alimentícia;
  • Dependentes, filhos, esposa, pais, entre outras despesas. 

No mês de junho a Receita liberou o segundo lote da restituição do IR 2021, por isso, se você ainda tem dúvidas se será contemplado com a restituição, este é o momento de descobrir. 

Confira também no blog: Profissional liberal: como lidar com a contabilidade de um jeito fácil?

Como checar se sua restituição foi liberada? 

Para saber se a sua restituição de IR 2021 foi liberada é simples, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo Meu Imposto de Renda. 

Agora, caso a sua restituição ainda não tenha saído, o pagamento pode ser efetuado até o mês de setembro. Isso porque, a Receita organiza as restituições de IR 2021, por meio da fila de entrega, ou seja, quem entrega primeiro recebe primeiro. 

Além disso, essa mesma fila obedece a lei da prioridade, idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no recebimento. Se você tem direito a restituição fique atento ao calendário, pois a restituição do IR 2021 acontece em 5 lotes.

Quem caiu na malha fina tem direito a restituição? 

Fique tranquilo, o contribuinte que teve sua declaração retida na malha fiscal não perde o direito à restituição do IR 2021. Entretanto, para conseguir receber a restituição será preciso regularizar a sua situação. 

Logo, mediante a entrega da declaração retificadora corretamente é possível receber os valores restituídos.

Tenho que declarar a restituição do IR 2021 no próximo imposto de renda? 

Você sabia que a restituição é isenta da cobrança de impostos? Qualquer quantia recebida deve ser informada na declaração, entretanto a restituição não conta como rendimento. Então sim, você precisa declarar. 

Ainda em dúvida sobre a restituição de IR 2021? Entre em contato com os nossos profissionais. Nós do E-contador Legal, somos uma Contabilidade Digital. 

Prestamos assessoria através de uma equipe especializada na realização dos serviços contábeis voltada para a qualidade e eficácia no cumprimento de prazos, atendimento e sigilo. 

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários! Termos prazer em saber a sua opinião e para mais conteúdos como esse acesse o nosso blog! Aproveite e também acompanhe as nossas redes sociais

Veja também: Gestão de Custos: 5 Dicas para reduzir os gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *