O que é BPO Financeiro e como funciona

bpo-financeiro-o-que-e

Por conta da carga excessiva de trabalho, é comum que os empreendedores fiquem com o tempo escasso para cuidar das finanças como gostariam. Mas você sabia que é possível terceirizar a área financeira por meio do BPO financeiro?

Esse modelo de serviço especializado,  atua na gestão contábil, controlando e acompanhando todos os processos financeiros de uma empresa. 

Dessa forma, entre as vantagens de se contratar um BPO financeiro são inúmeras. Mas, em um primeiro momento, a mais atrativa é o ganho de tempo. Visto isso, o gestor pode deixar questões burocráticas aos cuidados de um especialista para focar em outras áreas carentes do negócio. 

Continue a leitura e descubra o que é BPO financeiro e como é esse serviço especializado pode ser aplicado à sua empresa. 

Aproveite para ler: Contabilidade digital é segura?

O que é BPO financeiro?

A sigla BPO surge do termo Business Process Outsourcing. Na tradução para o português, significa “terceirização dos processos de um negócio”.  

De maneira resumida, BPO financeiro é quando o empreendedor contrata uma empresa para fazer a gestão das finanças do negócio. 

Neste sentido, quando este modelo é adotado, os processos financeiros do negócio são controlados de perto, por especialistas em finanças empresariais. 

Os assessores financeiros também podem operar prestando serviços contábeis, concomitantemente às tarefas relacionadas ao setor financeiro.

Quais as vantagens do BPO financeiro?

Quem empreende, sabe que a parte mais sensível do processo é a falta de tempo para organizar e gerir as finanças. Em contrapartida, sabemos que o setor financeiro carece de controle e avaliação constante.

Dessa forma, uma alternativa para o negócio não perder o controle financeiro, é terceirizar esse setor, deixando a parte burocrática a cargo de quem tem conhecimentos técnicos e práticos para lidar com tais tarefas. 

Ao optar por contratar o serviço de BPO financeiro, a empresa pode se beneficiar com uma série de ganhos.

Confira a seguir as principais vantagens do serviço de BPO financeiro aplicados à uma empresa: 

  • Redução e controle de gastos;
  • Identificação das perdas;
  • Aumento da produtividade;
  • Embasamento técnico para a correta tomada de decisões;
  • Registro de atividades e ocorrências financeiras; 
  • Previsibilidade de situações e cenários;
  • Crescimento da credibilidade da empresa no mercado; 
  • Ganho de tempo para o gerente/gestor;
  • Suporte às demandas do empreendedor;
  • Visão global do negócio;
  • Agregação de Know-hall;
  • Gestão e legalidade fiscal; 
  • Patrimônio financeiro assegurado. 

Agora que o leitor já conhece quais os ganhos obtidos ao terceirizar a área financeira da empresa, saiba quais as atividades executadas nesse modelo de gestão. 

Aproveite para aprender lendo:Restituição do IR 2021: Tudo que você precisa saber.

Quais os serviços oferecidos pelo BPO financeiro?

Os serviços de um BPO financeiro são totalmente personalizáveis e focados nos objetivos do negócio, sendo os principais:

  • Gestão do Fluxo de caixa;
  • Registro e agendamento de pagamentos;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de entradas e saídas.

Conheça um pouco mais sobre esses serviços. 

Controle de Contas a Pagar

Fazer o controle das contas a pagar permite ter uma visão ampla a respeito dos ciclos de pagamento da empresa. Com esse serviço, é possível prever, por exemplo, a necessidade de negociar prazos junto aos fornecedores.

Além disso, o registro de contas a pagar e receber permite fazer avaliações do cenário atual e comparações com outros períodos. Além disso, essa especialidade auxilia na identificação de problemas financeiros e despesas desnecessárias.

Como resultado, esses dados podem servir de embasamento técnico para o gestor fazer o delineamento de novas alternativas de lucro, podendo, ainda, planejar de forma dinâmica o destino dos negócios. 

Controle de Contas à Receber

A realização, a gestão de contas a receber é uma tarefa essencial para empresas de todos os portes. 

A partir desse controle, o empreendedor terá as informações necessárias sobre a previsão das entradas financeiras, contribuindo com uma gestão financeira efetiva. 

Nas contas a receber são registrados todos os valores previstos para entrarem no caixa da empresa, incluindo aumentos e reduções. Esses dados impactam diretamente no fluxo de caixa. 

Gestão de Fluxo de Caixa

Essa especialidade compreende o controle rigoroso do fluxo financeiro do negócio, com atenção especial às entradas e saídas de dinheiro dentro de um negócio. 

Algumas situações especiais, como promover ofertas e liquidações de produtos, podem impactar na movimentação desse fluxo. Desse modo, o registro e análise dos dados referente às movimentações devem ser feitos diariamente para evitar erros e prejuízos financeiros.  

Desse modo, o fluxo de caixa é composto pelas seguintes etapas:

  • Recebimento;
  • Pagamentos;
  • Gestão;
  • Controle de estoque. 

Com esses passos otimizados, a gestão financeira da empresa se torna mais eficiente, contribuindo para os resultados positivos do negócio. 

Leia mais em: Precificação de serviços médicos: entenda como fazer e a importância para a gestão financeira.

Conciliação Bancária

Ter o controle preciso de todos os valores que entram e saem da sua empresa é um ponto fundamental para a estruturação financeira do negócio. 

Esse serviço consiste em fazer a comparação entre o controle financeiro interno e o extrato bancário do mesmo período. 

A conciliação bancária é especialmente necessária para evitar fraudes e lançamentos incorretos, além de identificar compras canceladas e boletos não compensados.

Ou seja, esse serviço é responsável por levantar todos os pagamentos e recebimentos para fazer a comparação com os valores que entraram e saíram da conta bancária. 

Além desses serviços, o BPO também pode atuar fazendo o monitoramento de indicadores financeiros, o arquivamento de documentos e a emissão de notas fiscais. 

Sua empresa precisa de um BPO financeiro?

Existem alguns indicativos que assinalam se a empresa precisa dos serviços de um PBO financeiro. A terceirização é indicada nos seguintes casos:

  • Falta de uma pessoa ou equipe interna dedicada à área financeira;
  • Setor financeiro desestruturado ou sem controle;
  • Necessidade de redução de gastos. 

Agora que o leitor compreende quais são os principais serviços executados por um BPO financeiro, e como atuam dentro de uma empresa, deixe um comentário e conte-nos o que você achou deste artigo. 

E caso precise do auxílio de uma contabilidade digital para auxiliá-lo com as burocracias empresariais, conte com os nossos serviços.

Além disso, conheça o nosso blog e siga as nossas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *