Saiba como funciona a entrega do CRM para o médico

crm-para-medico

O CRM para o médico é o registro profissional necessário ao formando em medicina. Sua sigla vem do Conselho Regional de Medicina, ou seja, cada estado emite o próprio registro.

É importante destacar que o CRM é obrigatório e que muitos pacientes fazem a consulta do número para saber se o médico está apto a exercer a profissão.

Portanto, se você pretende desempenhar a função de médico, preste atenção nas informações valiosas que reunimos aqui no artigo.

Além disso, descubra como funciona a entrega do tão sonhado CRM para o médico

Aproveite para ler: Adicional de insalubridade: veja tudo que você precisa saber!

Como se inscrever junto ao CRM?

Antes mesmo de pensar em se inscrever e solicitar o CRM para o médico, é preciso concluir o curso superior de medicina, pois o diploma é essencial. 

Na falta do diploma é possível apresentar uma via original de declaração que ateste a conclusão. Mas, o diploma original ainda assim deverá ser mostrado em até 120 dias depois de efetuado o seu pedido.

Com o diploma ou declaração em mãos, é necessário ir ao CRM do estado em que pretende trabalhar. Caso mude de estado, precisará repetir todo o processo novamente.

Por exemplo, você se formou em São Paulo e possui o CRM, mas acabou de se mudar para o Rio de Janeiro. Agora, para continuar a exercer a profissão, precisa ir ao CRM do novo estado.

A inscrição é feita na sede do CRM do seu respectivo estado. Além do diploma ou declaração, você deverá entregar o boleto dos recolhimentos já quitados para o pagamento da carteira de identidade médica e carteira profissional.

Documentação necessária 

Antes de comparecer ao CRM do seu estado, separe os documentos listados abaixo, e não se esqueça do boleto quitado!

• Três fotos 3×4 atuais;

• Ficha com cadastro obtida no site do CRM de seu estado;

• Comprovante de residência;

• Cópia do CPF;

• Cópia do RG;

• Diploma original;

• Cópia do diploma em frente e verso;

• Cópia do diploma revalidado (para os estrangeiros);

• Cópia do título de eleitor;

• Certificado de reservista (para os homens);

• Certidão de naturalização (para quem se naturalizou no Brasil);

RNE com visto de permanência definitiva no Brasil (para os estrangeiros);

• Cópia do documento de identificação do país de origem (para os estrangeiros);

• Cópia do certificado de proficiência em português (para os estrangeiros);

• Cópia com tradução oficial do diploma (para os estrangeiros).

Reuniu todos os documentos necessários? Ótimo, agora faça a solicitação. Para que não haja nenhum contratempo, certifique-se de que a suas fotos 3X4 estão nítidas, que o fundo esteja branco e sem enfeites. 

As fotos que por acaso dificultam a identificação da pessoa não serão aceitas, portanto: nada de boné, chapéu, óculos escuros ou qualquer outro adereço.

Além disso, tome cuidado com o tipo de roupa, pois a profissão exige algo que combine com os princípios da medicina. 

Leia também sobre: Dicas de Plataformas para atuar com Telemedicina

Como funciona a entrega do CRM para o médico?

Depois de todas as exigências cumpridas, você pode esperar a data da cerimônia. Para consultar o andamento do processo, basta acessar o site do CRM do estado em que realizou a inscrição.

No dia da cerimônia você receberá o CRM para o médico e os documentos que entregou, incluindo seu diploma original. 

Parabéns! A partir deste momento você poderá exercer a profissão que tanto ama e tanto se dedicou nos últimos anos. A jornada é longa, mas vale muito a pena. 

Agora que analisamos as etapas de como funciona o pedido e a entrega do CRM para o médico, aproveite para entrar em contato com a gente e descobrir como podemos ajudar a sua carreira ou empresa. 

Gostou do artigo? Então siga as nossas redes sociais e acesse o nosso blog para continuar acompanhando o conteúdo que produzimos sob medida.

Além disso, aproveite para conferir o nosso artigo sobre: Contabilidade para Clínicas e Consultórios Médicos em Belo Horizonte: Entenda a Importância para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *