IRPF – Recebimentos de consultas médica via convênio e recibos PF

recebimentos-de-consulta

Sabemos que a declaração do imposto de renda é um importante momento fiscal.

Logo, é  importante planejar e separar todas as documentações necessárias para a declaração do imposto de renda. Os médicos, por exemplo, ainda precisam de maior atenção e cuidado, pois precisam reunir informações extras sobre seus pacientes.

Se você é médico e está em dúvida sobre como declarar os recebimentos de consultas médicas via convênio e recibos emitidos pela PF, este artigo pretende ajudá-lo.

Acompanhe com a gente!

Leia também sobre: Profissional da saúde pode ser MEI? Entenda.

Quem precisa declarar IRPF?

Todos os profissionais que receberam uma quantia superior a R$ 28.559,70 no último ano, precisam declarar o imposto de renda. 

Os médicos também precisam apresentar o livro caixa, onde constam os recebimentos de PF e as despesas com a atividade exercida e solicitar aos convênios e/ou cooperativas o Informe de Rendimento.

Confira todos os detalhes que separamos para que você possa declarar os recebimentos de consultas médicas via convênio e recibos PF, entre outras obrigações.

Como declarar recebimentos de consultas

É importante guardar algumas informações específicas para declarar os recebimentos de consultas realizadas durante o ano.

Separamos alguns dados importantes para constar no seu recibo:

  • Data;
  • Valor;
  • Nome e CPF do pagador;
  • Nome e CPF do beneficiário do serviço;
  • Nome do médico;
  • CPF e número de registro.

Caso o médico trabalhe em outros locais, é preciso solicitar o informe de rendimentos, emitido pela fonte pagadora. 

É comum que os convênios ou cooperativas enviem os informes de rendimento para o médico informando os valores recebidos no decorrer do ano. Esse informe poderá ser então lançado na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pelo médico. 

Segue algumas sugestões para manter os lançamentos de recebimentos em dia:

1 – manter os recibos emitidos arquivados;

2 – manter as despesas arquivadas;

3 – lançar mensalmente receitas e despesas, no Livro Caixa web. 

Aproveite para aprender mais lendo: Contabilidade para médicos: Como se tornar PJ e reduzir taxas

Conte com ajuda especializada

Quando você, médico, precisar do suporte de uma contabilidade declarar recebimento de consulta médica via convênio, conte sempre com os serviços do E-contador Legal!

Somos uma contabilidade digital e prestamos assessoria por meio de uma equipe especializada na realização dos serviços contábeis oferecidos aos nossos clientes, voltada para a qualidade e eficácia no cumprimento de prazos, atendimento e sigilo.

Deste modo, a nossa parceria lhe proporcionará condições de manter o foco na sua atividade principal, e ainda, com assessoria de contadores consultores sempre que necessário. Conheça nossos serviços.

A nossa parceria proporcionará condições de manter o foco na sua atividade principal, e ainda, com assessoria de contadores consultores sempre que necessário.

Sendo assim, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços especializados podem ajudá-lo.

Aproveite também para seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para continuar acompanhando conteúdos como este.

Compartilhe este artigo para que outra pessoa possa ter uma melhor compreensão sobre o assunto aqui abordado e aproveite para conferir o nosso artigo sobre: Contabilidade para Clínicas e Consultórios Médicos em Belo Horizonte: Entenda a Importância para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *