5 plataformas de Gestão Financeira para Médicos e Dentistas

plataforma de gestão financeira

A medicina é uma área de conhecimento extremamente desafiadora e competitiva.

 Não bastando as pressões e responsabilidades que vêm com a prática médica, o profissional de saúde muitas vezes precisa se preocupar com as burocracias financeiras. Felizmente, existem ferramentas para facilitar a vida desses profissionais.

Ao contrário do cuidado com o bem-estar e a vida das pessoas, a faculdade de Medicina não prepara os estudantes para lidar com os desafios da gestão financeira, fluxo de caixa, pagamento de contas, quitação de impostos, folha salarial, gastos com equipamentos são só alguns exemplos  que podem constar na lista de obrigações de um profissional de saúde que tem o próprio consultório.

Portanto, toda ajuda para simplificar a Gestão Financeira para médicos e dentistas é bem-vinda. 

Confira a seguir mais informações que podem te auxiliar na escolha da plataforma de gestão financeira para médicos e dentistas. 

O que faz uma plataforma de gestão de finanças?

No geral, as plataformas de gestão de finanças são softwares que permitem que uma empresa unifique todos os seus processos monetários. 

Nelas, você pode ter pleno controle sobre seu fluxo de caixa, gerir suas despesas, analisar metas e planejar investimentos. Esse controle gera benefícios a longo prazo para seu negócio, como uma maior estabilidade.

Hoje em dia, esses softwares são acessíveis não somente pelo computador, mas também por smartphones e tablets. Essa acessibilidade também garante que um empresário possa acompanhar suas finanças a todo tempo, reduzindo a burocracia e evitando o desencontro de informações.

Leia também: Contabilidade para médicos: Como se tornar PJ e reduzir taxas.

Que vantagens uma plataforma de gestão financeira pode trazer para o meu consultório?

Com um sistema de gestão financeira para médicos e dentistas que unifica as informações financeiras, todos os membros envolvidos na gestão da sua empresa podem planejar melhor o fluxo financeiro. 

Para um negócio em crescimento, cujos processos orçamentários ficam cada vez mais complicados, essas plataformas se tornam mais e mais vantajosas.

Clínicas com mais de um sócio podem se beneficiar também, uma vez que um parceiro pode acompanhar as movimentações do outro e compartilhar sugestões e discutir problemas potenciais, evitando prejuízos e desgastes maiores no futuro.

Em suma, uma plataforma de gestão financeira economiza também o tempo. Através dela, é possível aprimorar a quantidade e a duração de reuniões, uma vez que assuntos financeiros podem tomar menos tempo de discussão.

Leia mais: Médico como pessoa jurídica: Como fazer parte do corpo clínico de hospitais

Quais são as melhores plataformas de gestão financeira para médicos e dentistas

Cada especialidade médica ou odontológica pode encontrar mais vantagens em determinadas plataformas, então confira as características de cada uma para analisar qual funciona melhor para o seu empreendimento:

Vindi

Não exclusivo para médicos ou dentistas, o Vindi faz sucesso em outras áreas de serviços. 

Ainda assim, ele é uma plataforma de gestão eficaz para profissionais da saúde que buscam soluções de gestão financeira. Com extensões para auxiliar no controle de pagamentos de clientes, o programa permite que o proprietário crie uma carteira de pacientes para controlar melhor as visitas frequentes. 

O software também pode automatizar pagamentos frequentes (mensais, quinzenais ou semanais, como aluguel, equipamentos, etc). 

A plataforma também opera com pagamento em crédito ou débito, ajudando a evitar inadimplências, que podem se tornar problemas crônicos em empresas sem gestão financeira.

Clínica nas Nuvens

Uma das maiores referências da área da saúde, o Clínica nas Nuvens não oferece apenas soluções financeiras, mas todos os tipos de gestão médica para o seu negócio. 

Além de auxiliar na organização como um todo, por meio da implementação da telemedicina nas rotinas de clínicas, a plataforma gera acesso rápido a faturas e valores a receber, além de fluxo de caixa e relatórios financeiros. 

A aplicação ainda agiliza a emissão de notas fiscais, que são importantes para manter um controle tributário melhor. 

HiDoctor – Módulo Financeiro

A HiDoctor também é de extrema importância no ramo da gestão de saúde, e seu Módulo Financeiro permite a médicos, dentistas e outros profissionais da saúde que tenham controle sobre a contabilidade de suas empresas. 

Ele facilita a projeção de orçamentos por meio de previsões de fluxos de caixa dos próximos meses, avisa o proprietário sobre débitos pendentes e pode gerar dados interessantes sobre a rentabilidade de certos processos do cotidiano de sua clínica, inclusive a relação com diferentes convênios. O Módulo Financeiro do HiDoctor certamente pode ajudar seu consultório a se manter competitivo no mercado.

Boa Consulta

Como plataforma online, a Boa Consulta é uma opção leve e muitas vezes de custo menor para empresas de medicina e odontologia. 

Esta plataforma de gestão financeira otimiza a rotina de acompanhamento de recursos e integra funções diferenciadas, como agendamento de consultas online. 

As guias financeiras desta plataforma têm preenchimento automático e são compatíveis com documentos padrão de qualquer sistema.

iClinic

Um dos sistemas mais populares, o iClinic possui clientes grandes, como por exemplo o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Com a possibilidade de teste grátis, ele te dá mais segurança antes de contratar, além, obviamente, de todas as soluções administrativas e financeiras essenciais. Seus diferenciais são os prontuários eletrônicos e laudos médicos personalizáveis dentro da própria plataforma.

Que alternativa tenho além de plataformas digitais de gestão financeira?

As plataformas de gestão médica e financeira são certamente de grande ajuda para empresários da área da saúde, seja qual for o porte de sua empresa. No entanto, há certas soluções que carecem de uma consultoria especializada.

Organização tributária e saúde financeira são questões complicadas, mas essenciais, e o E-Contador Legal pode te ajudar com um serviço diferenciado de contabilidade digital. 

Entre em contato conosco e descubra como nossos serviços vão ajudar seu negócio a crescer.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais e acessar nosso blog para mais conteúdos de qualidade.

Leia também: IRPF – Recebimentos de consultas médica via convênio e recibos PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *