Me formei em medicina, e agora? Entenda os primeiros passos após a formatura

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DcztHL9_HH0za3tIHlXPobQNzGxNHVhrb9Tu_ljTE2k/edit?usp=sharing

Se você se formou em Medicina recentemente, o futuro após a formatura pode parecer incerto e muitas dúvidas podem estar passando pela sua cabeça. 

O que fazer a respeito do meu currículo? Devo fazer uma residência, uma especialização ou outro tipo de pós-graduação? Já posso começar a atuar? O que preciso fazer para poder ser contratado como autônomo?

São muitas decisões para serem tomadas após finalizar a graduação, mas não se preocupe! Com este artigo, vamos tentar desenvolver as opções que você, recém-formado em medicina, tem pela frente. 

Além disso, vamos elucidar alguns dos primeiros passos que você precisa dar agora que é, oficialmente, um médico.

Confira!

Quais as minhas opções agora que me formei em medicina?

Se você finalizou a graduação em medicina, já colou grau e obteve seu certificado de conclusão de curso ou diploma, a primeira coisa que precisa fazer é o registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Qualquer futuro médico sabe que o CRM é essencial, mas o que fazer além disso?

Os próximos passos podem definir o rumo da sua carreira, mas é preciso saber que nenhuma decisão é permanente, e que sempre há tempo de voltar atrás e mudar de ideia! Tendo isso em mente, vamos falar um pouco sobre as possibilidades do futuro de um médico recém-diplomado.

Após a formatura, um dos mais comuns primeiros passos é a residência médica. Essa opção é uma das mais procuradas e é crucial para quem deseja desenvolver sua carreira em torno de alguma especialidade em uma clínica, hospital ou centro de saúde. 

Essa etapa costuma ser bem concorrida e repleta de etapas avaliativas, e o próprio processo de residência demanda tempo e muito esforço, então é preciso estar preparado para todo o processo!

Outra opção frequentemente buscada por novos médicos é uma especialização. Este tipo de pós-graduação prepara para o cotidiano da profissão e para diversas possibilidades que podem surgir na prática da sua especialidade. 

Existem mais de cinquenta especializações diferentes oferecidas no Brasil e reconhecidas pelos órgãos competentes, mas é preciso realizar concursos e, para isso, estudar bastante, e voltar basicamente à rotina de vestibulando. Considerando que você fez faculdade de Medicina, a rotina de preparação para vestibular provavelmente foi dura!

Leia também: Contabilidade Digital para Clínicas Médicas em Belo Horizonte: Conheça a E-contador

Quero começar a atuar como médico, o que preciso fazer?

Se você acabou de formar e já quer adentrar o mercado de trabalho, ou se já tiver percorrido algum caminho de pós-graduação ou residência e se sente preparado para trabalhar como profissional liberal, ou em um hospital, clínica ou centro de saúde, segue abaixo algumas opções:

Para iniciar no mercado como profissional liberal é necessário registros junto a Prefeitura para licenciar sua atividade profissional.

Ou iniciar as atividades com a abertura de um CNPJ, ao se tornar Pessoa Jurídica, um médico melhora suas chances de atingir o equilíbrio financeiro, atuando como prestador de serviços em algum estabelecimento de saúde. Estima-se que cerca de 85% da classe médica brasileira atue como PJ, mesmo sendo contratados nos corpos clínicos de hospitais.

Apesar da opção do CNPJ ser mais vantajosa financeiramente, ela requer serviços de contabilidade para calcular os impostos. Felizmente, com o regime tributário do Simples Nacional, as taxas podem ser quitadas por meio de guia única, que é o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Tornar-se PJ para trabalhar como médico também é um interessante ganho de tempo para quem sonha com abrir a própria clínica um dia. Com o CNPJ já registrado, boa parte do processo de abertura de uma empresa já está encaminhada.

Leia mais: Contabilidade para médicos: Como se tornar PJ e reduzir taxas.

Ajuda especializada ao médico como pessoa jurídica

Você, profissional da saúde que deseja fazer o registro de CNPJ? Uma opção mais simples para se livrar da burocracia é contar com um serviço especializado de contabilidade para médicos!

Somos o E-contador Legal, uma empresa de contabilidade digital que presta assessoria por meio de uma equipe especializada na realização dos serviços contábeis oferecidos aos nossos clientes, voltada para a qualidade e eficácia no cumprimento de prazos, atendimento e sigilo.

A nossa parceria proporcionará condições de manter o foco na sua atividade principal, e ainda, com assessoria de contadores consultores sempre que necessário. Sendo assim, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços especializados podem ajudar profissionais da saúde!

Aproveite também para seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para continuar acompanhando o nosso conteúdo! Continue a leitura: Médico como pessoa jurídica: Como fazer parte do corpo clínico de hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *