O que é CNES? Saiba  como cadastrar sua clínica ou consultório

cnes-o-que-e

Empresas do ramo da saúde têm uma série de obrigações jurídicas com as quais devem estar sempre alinhadas para que possam atuar de maneira regular e atender pacientes com segurança. Uma dessas obrigações é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O CNES é, como o próprio nome diz, um registro universal de todos os estabelecimentos de saúde do país, mas ele vai muito além disso. Neste artigo vamos explicar tudo que o CNES representa, assim como a importância de realizar esse cadastro.

Além disso, vamos ensinar você, que é empresário em uma clínica ou consultório, a fazer seu cadastro! Siga com a gente para aprender tudo sobre o CNES. Tenha uma boa leitura!

O que é o CNES?

Criação do Ministério da Saúde no ano 2000, o CNES foi implementado com objetivo de unificar os registros de instituições hospitalares e ambulatoriais em todo o país. Inicialmente, o foco desse cadastro era fazer apenas registro de estabelecimentos que realizavam atendimento ao SUS, mas posteriormente ele foi estendido a todas as clínicas e consultórios do país, sendo efetivado no ano de 2003.

No entanto, o CNES é muito mais do que um mero registro: ele opera como um banco de dados que mapeia toda a área da saúde no Brasil. Para quem deseja abrir um consultório, é possível obter pelo Portal do CNES uma série de informações úteis para sua gestão empresarial.

Se você deseja abrir uma clínica em determinada cidade do Brasil, tem a opção de pesquisar sobre todos os estabelecimentos similares em uma determinada cidade para descobrir quais as especialidades das clínicas já existentes. Isso é só uma das muitas aplicações para o uso do CNES no processo de criação de um consultório.

Qual a importância do CNES?

O CNES é, acima de tudo, um cadastro obrigatório. Se você está dando início às operações de uma clínica ou consultório, é essencial realizar o cadastro, caso contrário seu empreendimento estará operando ilegalmente. No entanto, como dissemos, o Cadastro Nacional vai muito além disso, sendo também uma ferramenta vital para a gestão do seu estabelecimento.

O site do CNES possui dados acerca do mapeamento de empresas de saúde em todos os municípios do país, assim como estatísticas de cada especialidade, porte e profissionais registrados. Por meio dessas informações, é possível encontrar áreas de maior demanda ou maior concorrência e tomar decisões empresariais mais assertivas.

O banco de dados do CNES também é crucial para que o Ministério da Saúde possa ter uma noção da cobertura do SUS em todo o território brasileiro, tendo um controle sobre suas instituições filiadas e tendo mais uma ferramenta de planejamento. É parte da função social do médico zelar pela saúde da população como um todo, por isso o cadastro é de grande contribuição!

Vale ressaltar que o CNES, como registro obrigatório, também é solicitado pelas operadoras de saúde, então é essencial estar regularizado para poder fechar contratos. O mesmo vale para parcerias com planos de saúde, que também exigem o código do CNES.

Leia também: 5 plataformas de gestão financeira para médicos e dentistas

Por que devo registrar minha clínica ou consultório no CNES?

Conforme explicamos agora, motivos não faltam para realizar o cadastro, mas vamos listá-los novamente, assim como outras razões e utilidades. Veja a seguir:

  • O cadastro é obrigatório;
  • Integração nos sistemas do SUS;
  • Viabilizar a contratação de serviços da área, assim como parceria com planos de saúde;
  • Acesso ao banco de dados do CNES;
  • Capacidade de fazer uma análise do mercado, visando a expansão da sua empresa;
  • Auxiliar o Ministério da Saúde no controle das instituições e no planejamento de suas ações;

Como você pode ver, não faltam motivos e vantagens na realização do registro. É importante que sua clínica não fique para trás, atuando na irregularidade, nem em descumprimento com certas funções sociais da medicina.

Leia mais: Contabilidade Digital para Clínicas Médicas em Belo Horizonte: Conheça a E-contador

Como realizar o cadastro no CNES?

Agora que você já sabe da importância do CNES, vamos explicar os procedimentos para realizar esse registro tão importante, e dar início imediatamente às operações na sua clínica ou consultório. Vamos lá!

Primeiro, é preciso deixar claro que sua empresa já deve estar regularizada em termos de autorização da prefeitura, registro de CNPJ, e liberação de todos os alvarás de funcionamento. Tendo isso em mãos, vamos ao passo a passo!

Entrar em contato com a secretaria de saúde municipal é o primeiro passo, a secretaria irá informar o passo a passo para realizar o cadastro, que pode variar dependendo do município onde sua empresa está localizada.

Obtenha ajuda especializada!

Sabemos da dificuldade de lidar com todos os processos burocráticos necessários para a abertura de uma clínica ou consultório. Para evitar o risco de que algo dê errado nesse processo, além de se livrar de várias dessas preocupações, a melhor saída é a contratação de um serviço de contabilidade digital que possa resolver tudo isso para você.

Conheça então o E-contador Legal! Somos uma empresa especializada na assistência a médicos, e nossos serviços contábeis têm como objetivo otimização da sua gestão, por meio da simplificação de atribuições e do fornecimento de informações valiosas para o empreendedor.

Nossa parceria permite que você foque em outras questões cotidianas do gerenciamento da sua empresa, e deixe conosco as burocracias contábeis, tributárias e jurídicas! Entre em contato com um de nossos contadores e saiba mais sobre nossos serviços voltados para empresas da área da saúde.

Gostou do artigo? Aproveite para conferir nossas redes sociais e dar uma olhada em nosso blog para mais conteúdos como este. Continue a leitura: Me formei em medicina, e agora? Entenda os primeiros passos após a formatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *