Planejamento financeiro para clínica odontológica: como fazer?

planejamento financeiro para clínica odontológica

Ao empreender é preciso contar com um bom plano, que oriente o seu crescimento para o futuro se quiser ter sucesso a longo prazo com seu negócio, certo? 

Por conta disso, o planejamento financeiro é uma das principais estratégias de gestão que existem no mundo empresarial. Na área da saúde, a mesma coisa se aplica!

Aproveite que o início do ano é o melhor momento para organizar suas finanças e coloque seu negócio nos trilhos para o sucesso rapidamente. Mas você sabe o que é exatamente um planejamento financeiro? Sabe o que é preciso fazer para implementar essa metodologia de gestão financeira na sua clínica?

Não se preocupe, porque neste artigo vamos sanar todas essas dúvidas sobre o assunto. Continue com a gente até o final para saber mais sobre a importância de fazer um planejamento financeiro para clínica odontológica. Tenha uma boa leitura!

O que é um planejamento financeiro e qual sua importância?

O planejamento financeiro é uma tarefa relativamente complexa, mas necessária, para guiar qualquer empreendedor rumo ao equilíbrio financeiro. Planejar suas finanças tem a ver com gastar com cuidado, revisar despesas e fazer estimativas com base em dados anteriores do seu negócio.

Para clínicas de odontologia ou qualquer outro estabelecimento de saúde, é importantíssimo realizar um planejamento financeiro para que seja possível sustentar, organizar e manejar as finanças da sua empresa de forma devida. 

Isso porque, empresas desse tipo estão sujeitas a muitos imprevistos no que diz respeito a manutenções e outros gastos com equipamentos.

Se sua clínica ainda está no início das atividades, é provável que você ainda esteja pagando financiamentos relativos a todo o custo inicial de abertura e sua clientela possivelmente ainda não é tão grande, então outros investimentos ainda estão nos seus planos. Isso é mais um motivo para ressaltar que um planejamento financeiro é essencial para o seu sucesso em um negócio a longo prazo!

Sem organizar seus objetivos e traçar planos de ação que sejam condizentes com seu orçamento, sua clínica odontológica pode acabar operando muito abaixo do seu potencial de lucratividade, ou pior, operando em prejuízo e contraindo dívidas. 

Sendo importante salientar, o papel primordial que cumpre, um serviço de contabilidade nessa etapa, pois ele traz tranquilidade para todo esse processo.

Quais benefícios o planejamento financeiro oferece para minha clínica?

Ao abrir uma clínica, é importante que seu negócio tenha metas, previsões de orçamento, planos de ação e uma série de questões traçadas à sua frente para que você, enquanto gestor, saiba o que fazer quando for a hora certa.

Se você está cansado de tantas preocupações que a vida de empresário traz, saiba que o planejamento financeiro traz os seguintes benefícios:

  • Redução das despesas desnecessárias;
  • Prepara sua empresa para as instabilidades do mercado;
  • Organiza investimentos de acordo com seu crescimento;
  • Aumenta sua lucratividade;
  • Otimiza sua gestão financeira.

Veja também os erros que não se deve cometer com suas finanças

Primeiramente, é importante dizer que qualquer planejamento financeiro só funciona se todos os sócios estiverem envolvidos na sua formulação e comprometidos com sua execução. 

Por isso, há uma série de erros gerenciais que podem colocar em risco todos os bons costumes da sua gestão financeira, veja quais são:

  • Misturar as contas pessoais com as contas da empresa: não faça nenhuma compra pessoal com o cartão da clínica, nem vice-versa;
  • Negligenciar os registros: para manter um controle de fluxo de caixa de qualidade, é essencial registrar todas as transações, sem esquecer de nada;
  • Não tomar cuidado com a precificação: não adianta abaixar os preços dos serviços para vencer a concorrência se sua clínica não te gerar lucro;
  • Ignorar o balanço mensal: É importante fazer o fechamento do caixa em todos os meses para analisar o desempenho do seu negócio.

Leia mais: Qual a diferença entre consultório, clínica e centro médico?

Como fazer um planejamento financeiro para minha clínica odontológica?

Agora que você sabe da importância dessa prática e o que não se deve fazer no que diz respeito à gestão do seu dinheiro, vamos ver os passos necessários para criar um planejamento financeiro para o seu consultório ou clínica odontológica!

Crie uma planilha organizadora

Muito melhor do que se envolver com papeladas, registros manuais e cálculos no papel é criar uma planilha no computador. 

Nesse arquivo, você vai precisar registrar todas as vendas e quaisquer outros valores recebidos para criar uma coluna de receitas e fazer o mesmo com as despesas, criando uma separação entre custos fixos e custos variáveis.

Custos fixos são aqueles que não se alteram mensalmente, seus valores são sempre fixos, o que explica o nome. Algumas contas como telefonia, aluguel e alguns serviços de limpeza, por exemplo, assim como o salário-base dos funcionários, estão incluídos aqui.

Os custos variáveis, por outro lado, estão relacionados diretamente à produtividade da sua clínica em um período. Se as vendas forem maiores ou menores, esses valores podem oscilar. A comissão ou adicionais de funcionários, contratação de colaboradores temporários e gastos com materiais são alguns exemplos.

Faça um plano orçamentário

Agora que você conhece suas finanças, é preciso analisar o desempenho da sua clínica a cada mês e fazer uma previsão do orçamento médio que você utiliza ao longo de um tempo maior (um ano, por exemplo). Com essa estimativa alinhada ao seu fluxo de caixa, é possível estar atento a todo momento ao desempenho da sua empresa em relação a suas expectativas.

É interessante, porém, ter orçamentos diferentes para cada cenário possível do mercado, então pode ser uma boa ideia criar planos diferentes para um cenário otimista, pessimista ou realista da economia. Assim é possível elaborar estratégias distintas em cada situação.

Defina objetivos claros

Lembre-se: você pode ter todo tipo de meta para sua clínica, mas aqui estamos falando estritamente de metas financeiras. Trace objetivos de faturamento anual, bater recordes em um determinado mês, expandir suas atividades de consultório para clínica, qualquer coisa que dependa de bons resultados e que esteja a um alcance realista.

A partir dessas metas, que devem estar alinhadas com sua equipe, você pode direcionar todas suas ações, seus investimentos e o foco das suas ações em direção a elas. É absolutamente essencial que seus objetivos ditem suas ações!

Reduza despesas

Uma das mais básicas ações constantes da gestão financeira é a constante procura por gastos que sejam dispensáveis. Para que se corte esses gastos é preciso primeiro definir o que é crucial para que sua empresa opere devidamente e o que é vital para a manutenção da qualidade dos seus serviços e atendimento.

Tudo que não estiver incluído nisso pode passar por um processo de revisão e análise para que possa ser otimizado ou eliminado. É importante que sua empresa se torne mais lucrativa, para que eleve seu capital de giro e, somente após mais um tempo operando, possa investir em certos “luxos”.

Veja também: 5 plataformas de gestão financeira para Médicos e Dentistas.

Analise e monitore os resultados

Sempre que tomar alguma decisão em relação a suas finanças, logística ou gestão como um todo, é importante analisar os resultados e monitorá-los minuciosamente para fazer possíveis ajustes caso necessário.

Parte das funções de um empresário é reconhecer os próprios erros o mais rápido possível, para que se faça ajustes pontuais e seu negócio volte aos rumos do crescimento e do progresso.

Conte com ajuda especializada

A melhor forma de criar um planejamento financeiro de qualidade e cuidar de toda a sua execução é contar com o apoio especializado de uma contabilidade. Por isso venha conhecer a E-contador Legal! Somos uma contabilidade localizada em Belo Horizonte com especialidade em realizar atendimento digital.

Temos anos de experiência oferecendo nossos serviços para clínicas e consultórios odontológicos! Entre em contato agora com um de nossos profissionais e saiba mais sobre os nossos serviços.

Gostou do artigo? Confira também nossas redes sociais e nosso blog para ver mais conteúdos! Continue lendo: O que é CNES? Saiba como cadastrar sua clínica ou consultório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *