Como garantir o equilíbrio e a evolução da sua clínica médica?

equilibrio-evolucao-clinica-medica

Garantir a evolução de uma clínica médica vai muito além de ter um bom atendimento. Para gerir bem um negócio, é preciso entender de finanças, de tributação e das obrigações com o Fisco.

Para garantir o equilíbrio financeiro entre tantas responsabilidades, é necessário contar com diversas ferramentas que ajudam a alcançar esses objetivos. O ramo da contabilidade oferece diversos instrumentos de gestão que auxiliam gestores de clínicas médicas.

Metodologias como planejamento financeiro, planejamento tributário e gestão do fluxo de caixa são essenciais para que empresas consigam evoluir em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas afinal, o que fazer para garantir o equilíbrio financeiro e a evolução da sua clínica médica? Continue neste artigo para saber mais sobre essas ferramentas de crescimento e gestão.

Tenha uma boa leitura!

Como garantir o equilíbrio de uma clínica médica

Quando se fala em equilíbrio financeiro de uma empresa, planejamento e organização são pontos cruciais. São eles que permitem que a empresa cumpra com todas as suas obrigações sem gerar grandes dores de cabeça.

Além disso, eles ampliam o conhecimento do empresário sobre sua própria clínica médica. Isso faz com que seja possível reduzir custos, melhorar processos e investir em áreas de crescimento para o empreendimento.

Veja a seguir formas de garantir a estabilidade financeira do seu negócio:

Planejamento financeiro

As finanças de uma clínica médica são a parte fundamental da sua gestão, uma vez que ela é importante para toda a estrutura da empresa. Por isso, o primeiro passo para quem almeja o equilíbrio financeiro é elaborar um planejamento financeiro. Ele é importante para rever as despesas e gastar com sabedoria.

Essa estratégia dentro de um estabelecimento de saúde consiste em uma série de ações que analisam, organizam e gerenciam as finanças do negócio, de modo a dar mais sustentabilidade ao empreendimento.

Para mais, por meio do planejamento financeiro é possível estabelecer indicadores de desempenho, que ajudam na tomada de decisões no dia a dia. Alguns passos que devem ser seguidos no momento da implementação dessa metodologia são:

  • Alinhamento do financeiro com o planejamento estratégico;
  • Realizar um diagnóstico financeiro;
  • Elaborar um plano de ações;
  • Estipular metas;
  • Planejar o pagamento de dívidas;
  • Buscar formas de reduzir custos;
  • Conte com um profissional especializado.

Planejamento tributário

Outro motivo de desequilíbrio financeiro para diversas empresas são os impostos. O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, e essas taxas podem ser ainda maiores para empresas do setor de serviços, como as clínicas médicas.

Nesse sentido, para garantir o equilíbrio financeiro, é de extrema importância contar com uma metodologia que auxilie no pagamento de tributos. Por isso, o planejamento tributário é um grande aliado dos negócios.

Essa ferramenta contábil busca reduzir a carga tributária que incide sobre estabelecimentos de saúde dentro dos conformes da lei. Ela também é conhecida como elisão fiscal.

Muitas empresas pagam mais impostos do que deveriam e, por isso, perdem dinheiro que poderia ser investido na sua evolução. Um planejamento tributário bem feito busca aliviar os seus impostos por meio de três pilares:

  • Organização de um calendário tributário;
  • Definição do regime tributário ideal;
  • Adesão a programas de benefícios fiscais.

Assim, é possível alcançar o equilíbrio e a evolução da sua clínica médica a partir da grande economia de impostos que o planejamento tributário traz. Essa redução de gastos possibilita investimentos em áreas como atendimento, equipamentos e infraestrutura.

Gestão do fluxo de caixa

A estabilidade financeira não é alcançada somente por meio de estratégias de médio e longo prazo. Ferramentas focadas no curto prazo também são importantes! Desse modo, a gestão do fluxo de caixa é indispensável.

O controle do fluxo de caixa é um processo relativamente simples, mas muito efetivo. Ele nada mais é do que o registro e a organização das transações de entrada e saída de capital da sua clínica médica, somado à categorização de todas as despesas.

Portanto, assim como no planejamento financeiro, o empresário consegue ter uma visão geral do estado financeiro do negócio em um período específico de tempo. Esse processo é muito benéfico e contribui bastante para o equilíbrio e a evolução da empresa, pois:

  • Viabiliza a detecção de riscos financeiros;
  • Agrupa todos os dados financeiros do seu negócio;
  • Expõe os problemas financeiros;
  • Auxilia na implementação de indicadores de desempenho financeiro.

Apesar de complexas, essas ferramentas são importantes para o crescimento do empreendimento. No entanto, para que eles sejam mais efetivos, é necessário contar com o auxílio de uma contabilidade especializada!

Veja também: Fluxo de caixa para clínicas médicas: como organizar.

Conte com o suporte de profissionais especializados!

A melhor forma de garantir o equilíbrio e a evolução da sua clínica médica é contar com uma contabilidade especializada!

Ter ao seu lado profissionais que estão acostumados a lidar com todos os processos citados no decorrer do texto é de fundamental importância para ajudar na gestão no seu estabelecimento de saúde.

Além disso, a contabilidade não é apenas um instrumento de implementação de metodologias, mas também realiza um cuidadoso acompanhamento das finanças do negócio, de forma a ser uma grande aliada na tomada de decisões.

Sendo assim, conheça o E-Contador Legal! Somos uma empresa especializada em serviços contábeis para clínicas médicas, tudo isso com toda a praticidade que o digital traz.

Temos um corpo profissional bem preparado focado na qualidade, eficácia em relação ao cumprimento de prazos e um excelente atendimento. Em parceria conosco, você pode manter toda a sua atenção na sua atividade. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções!

Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog para ler mais sobre os benefícios da contabilidade, e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais.

Leia também: Tributação para clínicas médicas, entenda como funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *