Gestão financeira de convênios médicos: como a E-contador Legal pode ajudar o seu negócio

gestao-financeira-de-convenios-medicos

Manter com excelência o processo de gestão financeira dos convênios médicos é essencial para proporcionar uma boa gestão financeira do seu negócio.

Alinhar os procedimentos e padronizar os processos de recebimento e conferência são essenciais para evitar divergências nas receitas da sua gestão financeira. 

Mas o que define um setor financeiro bem gerido? Por que ela é tão importante para os convênios médicos? E como implementar essa estratégia em sua empresa? 

Para saber essas respostas, continue neste artigo sobre gestão financeira de convênios médicos!

Tenha uma boa leitura!

O que é gestão financeira?

Antes de entender como essa estratégia pode ajudar nos recebimentos dos convênios médicos, é preciso entender o que ela é. A gestão financeira é um conjunto de práticas que busca controlar, analisar e planejar as atividades do setor de finanças de um empreendimento.

Seu principal objetivo é fazer com que a empresa atinja um equilíbrio financeiro saudável, para que a relação entre gastos e ganhos fique bem equalizada. Através de controle de custos, fluxo de caixa e gestão de notas fiscais, recebimentos de convênios, entre inúmeros exemplos de mecanismos que fazem parte do controle das finanças.

Por isso, a gestão financeira necessita de muita assertividade por parte da empresa, já que envolve todas as operações envolvendo sua alocação de recursos e a gestão do seu patrimônio financeiro.

Para saber um pouco mais sobre a importância da gestão financeira dos convênios médicos, confira os próximos tópicos!

Importância da gestão financeira dos convênios médicos

A gestão financeira dos convênios médicos nada mais é do que o conjunto dessas práticas gerenciais, mas especificamente direcionadas aos recebimentos de convênios médicos.

Dessa maneira, organize os procedimentos de acordo com os contratos dos convênios, determinando seus prazos e dados necessários para o envio mensal das informações.

Mantendo a eficiência nos processos, terá ciência mais exata dos valores recebidos e destiná-los para que sejam feitos ajustes, como realocamento de investimentos em tempos de crise, por exemplo.

Dicas de gestão financeira dos convênios médicos

Para alcançar o sucesso, não basta apenas ter uma boa gestão financeira, é preciso que o empresário faça uma boa gestão de convênios médicos. Isso consiste em definir e padronizar os processos de recebimentos, conferência, pré-fatura de consultas, procedimentos, exames e cirurgias.

Assim, evitando as glosas e divergências na sua receita.

Veja a seguir dicas para otimizar a gestão de convênios médicos!

  • Preenchimento correto dos dados;
  • Não constar rasuras;
  • Atenção aos carimbos solicitados;
  • Conferência das autorizações e anexo das guias; 
  • Assinatura do cliente;
  • Dentre outros…

Como cada convênio possui suas regras, é importante se manter atento e cumprir todas as regras, evitando os erros e pendências nos valores a receber.

Para te ajudar, separamos alguns pontos fundamentais para se atentar na hora de fazer a gestão financeira dos convênios médicos. Confira!

  1. no atendimento ao paciente, conferencia dos dados, como nome, nº do convênio, autorização, pedido médico, carimbos e assinaturas;
  2. cumprir as regras conforme os contratos, como por exemplo, o período a ser faturado;
  3. manter os contratos arquivados e dados atualizados;
  4. gerenciar os recebimentos, sempre com identificação;
  5. verificar os procedimentos para recurso de glosas;
  6. ter um sistema ou planilhas para auxiliar na gestão;
  7. manter a equipe treinada, e alinhada aos processos.

A partir disso, é possível ter uma organização para gerenciar os seus recebimentos, e, se necessário, realizar intervenções para melhorar essa distribuição.

Leia também: Quais são os principais impostos para dentistas?

Utilização de sistemas de gestão financeira

A automatização dos processos que envolvem a gestão financeira dos convênios médicos ajuda bastante na hora de controlar seus recursos. Com o uso de sistemas avançados de controle das finanças, todas as funções envolvidas se tornam mais eficientes, ágeis e seguras.

Os erros mais comuns cometidos na gestão de convênios médicos e como evitá-los 

Ao fazer a gestão de convênios médicos, alguns erros comuns podem acabar sendo cometidos. 

A fim de que você não os cometa, nosso time preparou uma lista, veja quais são: 

  • Falta de profissionais capacitados; 
  • Dados incorretos;
  • Descumprir os prazos conforme os contratos; 
  • Não manter os dados atualizados;
  • Fique atento aos prazos de validade das autorizações;
  • Não deixe de anexar os documentos solicitados;
  • Não acompanhar os repasses e as glosas; 
  • Não atualizar os procedimentos internos conforme os erros apresentados.

Para evitar os erros, mantenha a organização das contas, identifique os erros no processo e use a tecnologia a seu favor, otimizando o seu fluxo de entradas e saídas.

Como uma contabilidade pode ajudar com a gestão financeira dos convênios médicos?

Talvez a melhor forma de se ter uma gestão financeira dos convênios médicos de qualidade é com o auxílio de uma contabilidade. Isso porque esses profissionais são especialistas em finanças e gestão fiscal, e sabem os caminhos ideais para organizar a sua gestão financeira dos convênios médicos.

Conheça um pouco mais de nossos serviços especializados:

  • Contabilidade digital;  
  • Consultoria gratuita para a abertura de empresa; 
  • Suporte contábil especializado; 
  • Gestão de impostos; 
  • Controle e Recebimentos de convênios e cooperativas.  

Com uma contabilidade digital como o E-Contador Legal, você conta com uma equipe que tem experiência necessária para organizar toda a parte contábil da sua empresa. Além disso, somos uma contabilidade especializada no atendimento ao setor de saúde.

Quer entender como os nossos serviços se adequam às suas demandas? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções!


Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso blog para ler mais artigos como esse, e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para acompanhar mais dicas sobre empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *