Clínica Médica: como realizar o credenciamento de convênio

clinica-medica-credeciamento-de-convenio

O processo burocrático que envolve o credenciamento de uma clínica médica a um convênio pode ser desafiador, principalmente para quem nunca teve experiência em um procedimento deste tipo.

Apesar disso, ser um conveniado traz vantagens importantes, sobretudo para quem está no início da carreira. Com um convênio, uma clínica consegue captar mais pacientes e ter um fluxo de caixa maior, ou seja, questões importantes para formar um bom negócio.

Assim, devido à importância envolvida em um credenciamento de convênio, pedimos a nossos especialistas para preparar um artigo sobre os principais pontos envolvidos no processo.

Por isso, se você quer saber como realizar o credenciamento de convênio de uma clínica médica, acompanhe a discussão a seguir. Temos boas dicas para o seu negócio!

Leia também: Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Por que me credenciar aos planos de saúde?

Um levantamento realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, apontou que mais de 47 milhões de brasileiros contam com plano de saúde. Os dados podem ter variado, já que o apontamento é de 2020, mas, ainda assim, a quantidade de cidadãos com algum plano de saúde é grande.

Levando esse número em consideração dá para entender a importância de estar credenciado a um plano de saúde. Com esse credenciamento, a base de clientes de uma clínica tende a ser muito maior, aumentando também, claro, o faturamento do empreendimento.

Leia também: Tributação do Pix: Tudo o que você precisa saber e quais as obrigações tributárias

Vale a pena se credenciar a um plano de saúde?

Muitos profissionais da saúde se perguntam se realmente vale a pena fazer o credenciamento a um convênio médico. Então, será que é vantajoso para o profissional? Para que você possa se decidir, vamos elencar os pontos positivos e negativos a seguir. Acompanhe conosco.

Vantagens e desvantagens em se credenciar a um plano de saúde

A principal vantagem, como dissemos, é mesmo a captação de clientes. Para profissionais em início de carreira, é importante formar uma reputação e um bom número de atendimentos.

Quando credenciado, o médico passa a fazer parte da lista de consultas do plano e atende, a partir de então, a um preço mais acessível. Isso, por outro lado, permite um volume maior de atendimentos.

Já a desvantagem envolve justamente essa mesma questão: devido à baixa no preço, o aumento nas consultas pode sobrecarregar o médico em sua atuação. Além disso, há uma demora maior no recebimento das consultas, que pode chegar a 60 dias.

Assim, também é importante saber que, devido ao prazo para recebimento dos valores, é preciso ter um bom acompanhamento do fluxo de caixa.

Avaliar o público que deseja atender de acordo com a sua especialidade, qual será a sua região de cobertura, como o convênio atende na região que será realizado os atendimentos e meios de transporte que o paciente pode utilizar para chegar ao local.

Leia também: Vantagens de ser médico pessoa jurídica: quando e por que seguir esse regime?

Como me credenciar aos planos de saúde?

O credenciamento de uma clínica médica ou pessoa física, depende de cada empresa prestadora do serviço de convênio e, para que não haja excessos ou faltas em relação a documentos e declarações, o indicado é entrar em contato com a empresa a que se pretende estar conveniado, por e-mail ou pré-cadastro no site.

Lembramos que a relação de documentos pode variar de acordo com o convênio.

e

Conte com o suporte de uma contabilidade para médicos!

Depois de ler sobre como realizar o credenciamento de convênios em uma clínica médica, saiba que você pode contar com a E-Contador Legal para contribuir com o a parte burocrática de todos os processos envolvidos em sua clínica!

Somos uma contabilidade digital, especializada na prestação de serviços para clínicas e consultórios médicos e oferecemos suporte técnico de contadores especializados. 

Por isso, entre em contato aqui para saber mais!

Se gostou do nosso artigo, acesse nosso blog para ler mais textos como este. Siga também a e-Contador Legal nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *