Assinatura pela conta Gov.br: conheça a novidade da JUCEMG

assinatura-digital-para-medicos

A assinatura digital é uma ferramenta utilizada no Brasil desde 2001, com importantes melhorias efetuadas ao longo desse tempo. Hoje, é quase impossível pensar na atuação de alguns profissionais sem que haja o apoio de uma ferramenta digital como esta.

Por isso, pensando na importância deste recurso, preparamos um artigo para que você possa entender melhor seu uso e suas aplicações. Além disso, vamos falar sobre um novo formato de assinatura disponibilizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

Leia também: Tributação do Pix: Tudo o que você precisa saber e quais as obrigações tributárias.

Assinatura digital: como é seu uso

A assinatura digital é a identidade virtual de uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Por meio dela é possível garantir a autenticidade de documentos.

Essas autenticações permitem que qualquer assinatura em ambiente digital tenha a mesma validade de documentos físicos assinados.

Leia também: Vantagens de ser médico pessoa jurídica: quando e por que seguir esse regime?

Jucemg adere a assinatura eletrônica pela conta Gov.br

Levando em consideração todos os aspectos positivos da assinatura digital, a Jucemg aderiu, desde o dia 13 de outubro de 2022, à assinatura pela conta Gov.br, excluindo a obrigatoriedade de aquisição do certificado digital para realizar a assinatura nos atos para registro. 

Leia também: Contas pessoais e da empresa: você administra corretamente as suas finanças?

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica apresenta uma particularidade frente às possibilidades oferecidas por seu modelo digital. Isso porque a assinatura eletrônica, oferecida agora pela Jucemg, dispensa o uso de um certificado digital. Assim, sua utilização é mais simples e é feita por meio de uma plataforma do Governo Federal.

Segundo a própria notícia veiculada em seu site, “ao integrar mais esta tecnologia em seu portal, a Jucemg oferece maior praticidade, agilidade e economia aos usuários, desburocratiza e reduz os custos dos serviços (…) para a assinatura eletrônica de atos empresariais”.

Neste momento a Junta Comercial disponibiliza de 3 opções para realizar a assinatura nos atos a serem registrados:

– Certificado digital

– Certificado digital em nuvem

– Conta Gov.br

Como realizar a assinatura pelo Gov.br

Para realizar a assinatura eletrônica pela conta Gov.br, é necessário fazer uma conta no próprio portal do Governo Federal, o Gov.br, ou por meio do aplicativo disponibilizado para celulares pelo Governo, a conta deve estar no nível prata ou ouro.  

Segue alguns procedimentos disponibilizados no aplicativo e/ou no site, para aumentar o nível da conta:

Prata

– Reconhecimento facial

– Validação pelo banco credenciado

Ouro

– Reconhecimento facial

– Validação com o certificado digital

Conte com o suporte de uma contabilidade digital!

Agora que você conhece os benefícios e características oferecidas pela assinatura digital e o novo modelo de assinatura disponibilizado pela Jucemg, saiba que você pode contar com a E-Contador Legal para contribuir com consultoria e assessoria em todos os processos envolvidos!

Somos uma contabilidade digital, especializada na prestação de serviços para clínicas e consultórios médicos e oferecemos suporte técnico de contadores especializados. 

Entre em contato com nossa equipe para conhecer melhor nossos serviços. 

Se gostou deste artigo, acesse nosso blog e leia mais textos sobre a área contábil. 

Siga também a e-Contador Legal nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece aqui!

Leia também: Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *