Contabilidade para Consultório Odontológico em Belo Horizonte

contabilidade-consultorio-odontologico-belo-horizonte

O processo de abertura de um consultório odontológico pode apresentar alguns desafios consideráveis, principalmente para quem não tem experiência com administração de empresas.

Além disso, é preciso também analisar as regras do município em que o consultório será aberto. Neste texto, então, você vai acompanhar uma discussão sobre a contabilidade para consultório odontológico em Belo Horizonte, da abertura da empresa ao dia a dia de um negócio. 

Por isso, se você tem dúvidas sobre o tema, permaneça na leitura deste artigo conosco. Nossos especialistas têm excelentes dicas para o seu negócio. Desejamos a você, então, uma boa leitura!

Leia também: Clínica Médica: como realizar o credenciamento de convênio.

Quais as principais funções de uma contabilidade para um consultório odontológico?

Em meio às atividades realizadas em um consultório odontológico, há pouco espaço para efetivamente lidar com burocracias de constituição e regularização de um consultório.

Por isso, é muito importante contar com um profissional que saiba lidar com os processos de regularização de um empreendimento na área da saúde e conheça as funções contábeis necessárias a um consultório odontológico. Assim, pedimos a nossos especialistas que elencassem as principais funções envolvidas nesse serviço. 

Para isso, dividimos as explicações em três categorias principais: a abertura, o dia a dia e o eventual fechamento de uma empresa deste tipo. Acompanhe abaixo conosco!

Leia também: Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Principais funções da contabilidade na abertura de um consultório odontológico

Durante o processo de abertura de um consultório odontológico, a contabilidade oferece os seguintes serviços: 

  1. Preparação e efetivação do Registro social do Contrato de Constituição no Cartório ou na Junta Comercial;
  2. Emissão de um CNPJ;
  3. Inscrição na Prefeitura de Belo Horizonte;
  4. Autorização da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros;
  5. Registro nos conselhos estaduais, CRO (Conselho Regional de Odontologia) e no CNES (Conselho Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Acima, então, falamos sobre alguns passos práticos que uma contabilidade para consultório odontológico em Belo Horizonte deve cumprir.

Há algumas decisões que só podem ser feitas com o acompanhamento direto de um profissional, como, por exemplo, o porte empresarial, o regime tributário e a natureza jurídica a ser escolhida.

Leia também: Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Principais funções da contabilidade no dia a dia de um consultório odontológico

Agora que já falamos sobre as funções da contabilidade na abertura de um consultório odontológico, vamos tratar dos serviços oferecidos pela contabilidade, no dia a dia de um consultório odontológico. Um contador deve, então:

  • Acompanhar os processos de gestão financeira do consultório;
  • Prestar consultoria financeira, para o crescimento do empreendimento;
  • Acompanhar o planejamento tributário, visando reduzir a carga de impostos;
  • Calcular adequadamente o recolhimento de impostos do consultório;
  • Calcular a Folha de Pagamento de todos os funcionários envolvidos no empreendimento. Observar também o pagamento e prazos de todas as obrigações trabalhistas;
  • Emitir as notas fiscais de serviços do negócio;
  • Emissão e análise dos relatórios financeiros do empreendimento;
  • Entregar as declarações e obrigações acessórias exigidas pelo Governo.

Assim, como vimos, é um trabalho extenso e, por isso, deve ser feito por um profissional que conheça a área de atuação dos consultórios odontológicos em Belo Horizonte. 

Leia também: Tributação do Pix: Tudo o que você precisa saber e quais as obrigações tributárias.

Conte com o suporte de uma contabilidade digital!

Agora que você conhece os serviços de uma contabilidade para consultório odontológico em Belo Horizonte, saiba que você pode contar com a e-Contador Legal para contribuir com a consultoria e a assessoria de todos os processos de sua empresa!

Somos uma contabilidade digital, especializada na prestação de serviços para clínicas e consultórios médicos e oferecemos suporte técnico de contadores especializados.

Por isso, entre em contato com nossa equipe e conheça melhor nossos serviços. E, se você gostou deste artigo, acesse nosso blog e leia mais textos sobre a área contábil.

Siga também a e-Contador Legal nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!


Leia também: Vantagens de ser médico pessoa jurídica: quando e por que seguir esse regime?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *