Livro-caixa para médicos: por que ele é importante

Na hora de exercer a profissão, muitos médicos verificam as possibilidades de que dispõem na condição de profissional liberal e optam pelo modelo de Pessoas Físicas.

Entretanto, muitos destes profissionais acabam por negligenciar a administração contábil, seja por lidar com uma rotina muito apertada ou pode desconhecer estratégias para uma melhor organização financeira e tributária.   

E sempre vale lembrar, o desequilíbrio econômico é o motivo do fechamento de 60% dos novos negócios no Brasil

Por isso, se você está começando a empreender na área médica e atua como Pessoa Física, preparamos este artigo para você compreender o que é o Livro-caixa para médicos e por que ele é importante.

Boa leitura!

O que é o Livro-caixa?

O Livro-caixa é um método  de registros – geralmente desenvolvido como parte do planejamento tributário –  voltado a realizar um controle rígido de toda a movimentação de entrada e saída de capital relacionados à atividade profissional do médico, que atue como prestador Pessoa Física.

Para tanto, o registro dos eventos contábeis devem ser realizados em ordem cronológica, de modo a garantir organização quanto ao faturamento e despesas e conferir transparência sobre a real situação financeira do negócio, de modo detalhado e preciso. E com o avanço da tecnologia, hoje é possível contar com essa ferramenta na forma digital. 

Algumas informações são obrigatórias para um registro assertivo de um  Livro-caixa digital para médicos. Elas devem aparecer em forma de registro histórico das finanças, discriminados por data, e indicar os seguintes elementos: 

  • Valores individuais de cada entrada de recursos (créditos);
  • Valores individuais das saídas de capital (débitos);
  • Saldo total disponível em caixa ao final do período analisado, que pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Desta forma, um Livro-caixa para médicos se assemelha a um extrato bancário em sua estética. Nele, devem estar registrados apenas dados concretos, não sendo considerados movimentações futuras. 

Qual a função do livro-caixa digital?

Conforme já abordado, as movimentações registradas por meio do livro-caixa se dispõem a conferir mais regularidade fiscal e controle financeiro para o médico, contribuindo de forma eficiente para a apuração da Declaração de Imposto de Renda.

Do ponto de vista  das finanças, o livro-caixa digital para médicos contribui com a atualização regular do saldo total das atividades exercidas e lança luz sobre quais são as principais fontes de renda e quais as despesas de maior vulto no cotidiano operacional.

Acerca da apuração do Imposto de Renda, os valores recolhidos a cada mês ficam registrados, para simplificar a exportação dos dados no momento do ajuste anual do IRPF.

Para médicos que atuem como autônomos, as deduções podem ser sobre serviços muito diversificados, tornando o cálculo um tanto complexo sem uma devida organização. 

  • Custos fixos relacionados ao exercício da profissão: aluguel, energia elétrica, água e telefone;
  • Custos variáveis, que ocorrem conforme demandas específicas por serviços: compra de passagens,  gastos, deslocamentos, hospedagens, alimentação, inscrição em eventos, dentre outros.
  • Compra de equipamentos, aparelhos, softwares, dentre outros;
  • Registro de propriedade intelectual e assinatura em publicações de periódicos médicos. 

A esta altura,  você já compreendeu qual o papel do livro-caixa. É hora de conhecer a importância desta ferramenta contábil para organização da rotina  financeira e tributária de um médico. 

Porque o livro-caixa é importante para o médico?

A organização proporcionada pelo registro do livro-caixa contribuiu de várias formas para que o médico pudesse ter uma visão mais empreendedora de suas finanças. Confira alguns pontos estratégicos do que este método proporciona para sua atividade.

Reduz o impacto do Imposto de Renda para quem usa o carnê-leão 

O carnê-leão é o método de recolhimento de impostos sobre a renda que deve ser pago mensalmente, de forma obrigatória, pelo médico que trabalhe como Pessoa Física.

É por meio dele que são escriturados os rendimentos e despesas dedutíveis. Rendimentos sujeitos ao Carnê-Leão devem ser recolhidos até o último dia útil do mês posterior ao recebimento, obrigatoriamente, conforme a tabela de alíquotas do Carnê Leão.

Base de Cálculo (R$)Alíquota (%)Parcela a Deduzir do IR (R$)
Até 1.903,98IsentoIsento
De 1.903,99 até 2.826,657,5142,80
De 2.826,66 até 3.751,0515354,80
De 3.751,06 até 4.664,6822,5636,13
Acima de 4.664,6827,5869,36

Entretanto, médicos que utilizam um livro caixa têm direito de emitir até R$1.903,98 por mês de recibos sem pagar imposto. 

Se este valor for ultrapassado deve-se considerar as despesas dedutíveis. Assim, a  alíquota passa a ser variável conforme os índices da tabela, representando uma folga no orçamento

Previne erros de apuração no Imposto de Renda

Um livrocaixa bem organizado previne divergências nos registros, proporcionando uma apuração do IR muito mais assertiva.

O médico deve considerar a importância de um contador neste processo de apuração do imposto, mas o adequado registro do livrocaixa é que irá conferir assertividade para o processo. 

É importante frisar que uma apuração indevida no recolhimento do IR pode acarretar multas  entre 20% a 150% do imposto devido.

Otimização da Gestão financeira 

Por reunir informações contábeis de modo preciso e cronológico, a organização de um livrocaixa digital possibilita a elaboração de relatórios financeiros mais precisos, permitindo uma leitura mais realista do desempenho dos negócios.

Isto aponta recursos que podem ser economizados, facilitando a mitigação de gargalos na gestão de capital. 

Além  disso, a escrituração do livrocaixa para médicos permite ao identificar os procedimentos que oferecem retorno, e quais as estratégias operacionais promovem redução de custos  de modo mais sensível. 

Por fim, a soma destes fatores oferece mais possibilidade de investimentos no crescimento dos negócios. 

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