Emissão e renovação de licenciamento sanitário: entenda como funciona

Considerações gerais sobre o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda – MP 936/2020.

O licenciamento sanitário é o documento que autoriza o funcionamento de um estabelecimento sob a vigilância e controle sanitário. Sua emissão é feita de acordo com a classificação do grau de risco, definido pela Diretoria de Vigilância Sanitária. 

Por sua vez, o grau de risco sanitário estabelece o nível de perigo potencial de danos, que podem ser causados à saúde humana e ao meio ambiente, relacionados com a atividade exercida pelas empresas. Muitas vezes, esse processo pode trazer dúvidas.

Quer saber mais informações sobre todo o processo de licenciamento sanitário e suas especificidades? Leia o texto a seguir!

Todo os estabelecimentos devem fazer a emissão de licenciamento sanitário?

São obrigados a fazer a emissão do licenciamento sanitário, os estabelecimentos comerciais, industriais e os prestadores de serviços de saúde e os de interesse à saúde.

Pré-definidos pela norma sanitária distrital ou federal, presente nos termos da Instrução normativa IN Nº 21, de 23/04/2018, como, por exemplo: 

  • Estabelecimentos de baixo risco – seu licenciamento sanitário será emitido pelo Registro e Licenciamentos de Empresas (RLE) digital e possui validade de 3 anos, podendo ser emitido de forma automática; 
  • Estabelecimento de alto risco – obrigatório preencher procedimentos prévios para o seu licenciamento, válido por um ano. Também é preciso apresentar documentos e inspeções prévias;
  • Risco depende de Informação – representa a necessidade de responder por meio do RLE digital, pois é preciso conhecer a sua forma de atuação e se a atividade exercida é de alto ou baixo risco.

Como fazer a renovação do Licenciamento Sanitário?

A Licença Sanitária deverá ser renovada de acordo com o fim do período obrigatório e mediante aos requerimentos apresentados pela empresa. 

Para os estabelecimentos que atuam na área do comércio, distribuição e importação de remédios e insumos farmacêuticos, a Licença Sanitária deverá ser renovada nos primeiros 120 dias de cada ano. 

Os requerimentos destes estabelecimentos deverão ser apresentados com o prazo de antecedência de 60 dias antes do prazo vigente expirar.

Documentos e Etapas para emissão

Os documentos para licenciamento sanitário variam de acordo com o grau de risco da atividade.

É importante ressaltar que sua concessão depende de análise do órgão de Vigilância Sanitária de cada município.

Portanto, mantenha sempre seu consultório ou clínica com as licenças atualizadas.

Uma dica é contar com o apoio de uma contabilidade, que pode guiar todo o processo e resolver toas as dúvidas de um empreendedor.

O e-contador legal oferece a consultoria, emissão e controle de vencimento das suas licenças, solicite um orçamento.

Gostou de nosso artigo? Aproveite para acessar nosso blog e ler mais conteúdos como este.

Tem sempre um novo conteúdo sendo postado e pode agregar em sua vida profissional. Corre lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *